Santos

Santos inicia plano de prevenção em áreas de risco durante o período de chuvas

01/12/2021
Nathalia Filipe/Prefeitura de Santos

Ação vai até abril de 2022

Entrou em vigor, nesta quarta-feira (1º), o Plano Preventivo da Defesa Civil  de Santos, que tem como objetivo instruir moradores de áreas de risco sobre os cuidados em relação aos deslizamentos de terra durante os meses mais chuvosos (entre dezembro e abril).

A ação, que vai até 30 de abril de 2022, conta com a distribuição de informativos e orientação da população dos morros, bem como aumento no contingente de funcionários da Defesa Civil para resposta mais rápida às ocorrências, que tendem a aumentar neste período. No ano passado, mais de 2,5 mil famílias foram orientadas.

“Os moradores de encostas precisam estar sempre atentos, e a entrega de comunicados mantém viva na memória deles o fato de que moram numa área de risco, portanto devem tomar alguns cuidados sempre, nunca se descuidar”, explicou coordenador de Riscos Naturais e Tecnológicos da Defesa Civil, José Carlos Turziani da Silva.

As equipes da Defesa Civil passarão por todas as áreas de risco alto e altíssimo. A primeira foi o Morro do Marapé, nesta quarta, e as próximas serão os morros José Menino, Monte Serrat, Fontana, Pacheco, São Bento, Penha, Saboó, Nova Cintra, Santa Maria, Caneleira, Jabaquara e Ilhéu.

Cuidados e sinais
O coordenador de riscos da Defesa Civil também falou sobre alguns cuidados que a população dos morros deve tomar, como a condução correta de águas pluviais de telhados e quintais, que não devem ser direcionadas às encostas, por risco de escorregamento, e nem ao sistema de drenagem de esgoto, que não é dimensionado para um volume tão grande de água e pode acabar sendo extravasado.

“Também não devem escavar nas encostas, porque altera o relevo e torna aquele local mais suscetível a um escorregamento. Outra coisa, ficar atento se em dias de chuva surgirem trincas no chão, na rua, na parede de casa, se um muro embarrigou ou se alguma árvore ou poste inclinou”, explicou Turziani.

Se os moradores avistarem algum destes sinais, é preciso entrar em contato com a Defesa Civil imediatamente pelos telefones 199 ou (13) 3208-1000, para que os técnicos possam fazer a avaliação do local e determinar se há risco de deslizamento.