Santos

Santos inaugura equipamento para atender usuários de álcool e drogas

27/04/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

O atendimento no setor da Saúde Mental em Santos ganha novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Zona Orla e Intermediária. O equipamento vai atender pessoas que fazem uso excessivo de álcool e outras drogas, em um imóvel da Beneficência Portuguesa.

Na solenidade de entrega, o prefeito Rogério Santos assinou decreto criando o Departamento de Saúde Mental nos quadros da Secretaria de Saúde de Santos, que concentra todos os serviços municipais e unidades relacionadas ao assunto.

O chefe do Executivo também anunciou que, em breve, o novo Caps terá funcionamento 24h, passando a contar também com dez leitos, divididos em cinco quartos.

“Com o funcionamento deste equipamento e a criação do departamento poderemos atender, com mais qualidade, as pessoas que estão passando por este sofrimento e se sentem marginalizadas”, afirmou Rogério Santos, que citou estudo da Organização Mundial de Saúde, do ano passado, apontando o crescimento de 26% do número de dependentes químicos.

Como funciona
Pessoas que sofrem por uso abusivo de álcool e drogas podem ir espontaneamente ao local, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem necessidade de encaminhamento por um profissional de saúde. A unidade, que funcionava em um imóvel na Rua Silva Jardim (Macuco), tem cerca de 1.400 prontuários ativos, ou seja, usuários que utilizam regularmente o serviço.

O novo prédio do Caps conta com cinco salas de atendimento, banheiros acessíveis para usuários e servidores, salas de convivência, de enfermagem, de medicação, farmácia, sala de grupos e atividades terapêuticas coletivas, áreas externas cobertas e descobertas para atividades, jardim, além de outros espaços de apoio ao serviço.

A equipe de atendimento é composta por psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais, acompanhantes terapêuticos, assistentes sociais, oficiais de administração e equipe de limpeza.