Santos

Santos ganha prêmio por combater transmissão do HIV de mãe para filho

26/10/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

Gabriela Martinez

A cidade de Santos conquistou o prêmio Luiza Matida, na 8ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita, por ter eliminado a transmissão vertical do vírus do HIV (quando o vírus é transmitido de mãe para filho na gestação). O último caso em Santos ocorreu no ano de 2017. A cerimônia de entrega ocorreu na quarta-feira (25), em São Paulo (SP).

“Essa forma de transmissão tem sido responsável por cerca de 90% dos casos notificados de Aids em menores de 13 anos no Brasil. Santos trabalha fortemente para prevenir a doença, oferecendo o suporte, acompanhamento e tratamento para as gestantes” conta o secretário de Saúde, Adriano Catapreta.

Em sua 5ª edição, o prêmio Luiza Matida é entregue aos municípios do estado de São Paulo que atingiram indicadores selecionados para a Transmissão Vertical do HIV e/ou sífilis. O evento fez parte da comemoração dos 40 anos do Programa Estadual de IST/Aids de São Paulo.

“A equipe do CCDI recebe com muita satisfação o reconhecimento do trabalho, através do prêmio Luiza Matida, da erradicação da transmissão vertical do HIV no município de Santos.

Desde o inicio do pré-natal da gravidez até er descartada totalmente a transmissão para o bebê, por volta dos 18 meses, realizamos o acompanhamento de forma contínua e próxima por uma equipe médica e psicossocial. Os esforços são gigantes, mas o resultado é gratificante” afirma a coordenadora do Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas, Michelle Cunha.