Santos Turismo na Baixada

Santos está entre os Destinos Turísticos Inteligentes

08/06/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

Após concorrer com dezenas de cidades de todo o Brasil, Santos foi uma das dez escolhidas para participar da Estratégia Nacional Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) Brasil, iniciativa do Ministério do Turismo . O objetivo é transformar municípios em espaços de visitação inovadores, acessíveis e consolidados sobre uma infraestrutura tecnológica que garanta o desenvolvimento sustentável, facilite a interação e integração do visitante com o entorno e incremente a qualidade da sua experiência no destino, bem como a qualidade de vida dos moradores.

Santos ficou na 4ª colocação da concorrência, que se deu por meio de chamamento público cujo resultado foi anunciado nesta quarta-feira (7/6).

Os municípios foram selecionados a partir de critérios como existência de policiamento turístico, plano de mobilidade, programa ou plano estratégico de cidade sustentável e/ou cidade inteligente, ações ou projetos relacionados ao desenvolvimento da economia criativa no destino, entre outros quesitos.

As cidades escolhidas como Destinos Turísticos Inteligentes passarão por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, além da capacitação de gestores do setor. Os selecionados, após completarem o seu Plano de Transformação, receberão o certificado de ‘DTI em Transformação’.

Os municípios definirão os seus cronogramas de implantação com base nos resultados da avaliação realizada e de acordo com as principais necessidades e possibilidades de cada um. O trabalho segue nove pilares: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte; Criatividade.

 

Tags: