Teatro

Santos cria programa para incentivo ao teatro

28/03/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

No Dia Mundial do Teatro (27/3), Santos ganhou um novo incentivo ao teatro com o Programa Municipal de Fomento ao Teatro ‘Sérgio Mamberti’. A iniciativa tem como objetivo a criação de projetos de pesquisa, formação e produção teatral.

A princípio, o programa de incentivo ao teatro tem a previsão de acontecer anualmente, por meio da seleção de projetos via edital. Os candidatos deverão comprovar atuação no setor cultural do município há pelo menos dois anos.

O prefeito Rogério Santos se reuniu com produtores culturais, profissionais, membros da Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo para formalizar o envio do projeto de lei à Câmara Municipal.

O documento passará pela apreciação dos vereadores, para posterior votação em plenário. Por fim, caso aprovado, volta para sanção do Executivo.

Teatro em Santos

Considerada um celeiro de atores, Santos revelou inúmeros talentos ao longo da história, a exemplo de nomes como o próprio Sérgio Mamberti (1939-2021), Oscar Magrini, Alexandre Borges, Paulo Vilhena, Bete Mendes, Juliana Silveira, Lolita Rodrigues, Ney Latorraca, Nuno Leal Maia, Lizette Negreiros (1940-2022), Renata Carvalho e muitos outros.

Além disso, Santos possui a Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo, criada em 2009, com cursos profissionalizantes. E também o projeto Fábrica Cultural, que oferece aulas de teatro adulto, infantojuvenil, teatro de rua, terceira idade, iniciante e avançado.

A cidade promove ainda importantes eventos ao longo do ano como Festival Santista de Teatro (Festa) e o Festival de Cenas Teatrais (Fescete).