
Santos faz festa nesta quinta-feira (8/9) para a padroeira da Cidade, Nossa Senhora do Monte Serrat. A celebração volta a ser presencial, após dois anos de paralisação devido às restrições da pandemia de Covid-19. O ponto alto da programação será uma Missa Campal, em frente à Catedral, presidida pelo bispo diocesano, Dom Tarcísio Scaramussa, às 14 horas, seguida da procissão conduzindo a imagem ao seu Santuário.
Os festejos à Nossa Senhora começaram no dia 27 de agosto, quando a imagem foi conduzida em carreata para paróquias da Zona Noroeste. No domingo, foi levada para a Catedral, onde uma ampla programação de missas é realizada até quarta-feira, quando acontece, às 20 horas, o Show de Evangelização do Padre Adriano Zandoná, na Praça Patriarca José Bonifácio.
Na quinta-feira, a Catedral de Santos e o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat abrem as portas logo cedo para missas, adorações e para os devotos fazerem suas preces e agradecimentos para a Padroeira (veja abaixo).
Após a Missa Campal, das 14h às 15h30, uma procissão, acompanhada dos fiéis, conduz a imagem da venerada até o Paço Municipal para a Renovação da Consagração da Cidade, seguindo para o Santuário, no alto do morro.
HISTÓRIA
Segundo o historiador José Dionísio de Almeida, da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), a história da Nossa Senhora do Monte Serrat como padroeira da Cidade remonta ao século 16, quando de uma invasão de piratas comandada pelo pirata holandês Joris Van Spilbergen à Vila de Santos.
Os moradores da vila, percebendo que o ataque de piratas iria acontecer, fogem para o Monte Serrat, que na época também era conhecido como “Morro da Vigia”. Ao subirem o morro acontece um desmoronamento que soterra alguns piratas, o que faz com que os outros desistam da perseguição.
Como nesta época já existia a Capela do Monte Serrat, os moradores da comunidade creditam o acontecimento a um milagre de Nossa Senhora do Monte Serrat, que passa então a ser venerada por vários séculos. Em 1954, uma lei torna a Santa do Monte Serrat a Padroeira da Cidade. A coroação aconteceu em 8 de setembro de 1955. A data passou a ser utilizada para comemorar o Dia da Padroeira.
PROGRAMAÇÃO FESTA DA PADROEIRA
DIA 8 (QUINTA-FEIRA)
Catedral (Praça Patriarca José Bonifácio s/nº)
6h – Santa Missa – Frei Lino de Oliveira – Convento do Carmo
7h30 – Santa Missa – Pe. José Fernandes da Silva – Catedral
9h – Santa Missa – Pe. Thiago de Miranda Branco Neto – São Vicente Mártir
10h30 – Santa Missa – Pe. Ricardo de Barros Marques – São Paulo Apóstolo
12h – Santa Missa – Pe. Renan Fonseca e Censi – São João Batista
14h – Santa Missa Campal – Dom Tarcísio Scaramussa – Bispo Diocesano
Santuário Monte Serrat
9h – Santa Missa – Pe. Cleyson Quirino de Oliveira – Nossa Senhora da Conceição
11h – Santa Missa – Pe. Luciano Barbosa de Souza – Nossa do Perpétuo Socorro
16h – Santa Missa Campal – Pe. José Myalil Paul – Nossa Senhora do Rosário de Pompeia
19h – Santa Missa Campal de Encerramento – Dom Tarcísio Scaramussa – Bispo Diocesano
Deixe um comentário