
A Secretaria de Meio Ambiente de Santos está arrecadando galões de 20 litros para a criação de barreiras flutuantes sustentáveis, com o objetivo de impedir que resíduos sólidos alcancem o mar. Este projeto, que já foi testado com sucesso em alguns canais da cidade, busca expandir para outras áreas, aumentando a eficácia da retenção de resíduos e facilitando sua posterior remoção.
Como participar
Os moradores interessados em contribuir com a iniciativa podem entregar os galões nos seguintes postos de arrecadação, conforme os horários indicados:
– Aquário de Santos (Praça Vereador Luiz La Scala s/nº, Ponta da Praia): de terça a domingo, das 9h às 18h.
– Orquidário de Santos (Praça Washington s/nº, José Menino): de terça a domingo, das 9h às 18h.
– Jardim Botânico Chico Mendes(Rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro): de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h.
Projeto
O projeto de barreiras flutuantes teve início em 2020 com a implantação de barreiras de PVC em 12 pontos da cidade. No entanto, devido aos altos custos de manutenção e reposição dessas barreiras industriais, a Secretaria de Meio Ambiente buscou alternativas mais econômicas e sustentáveis. Assim, foram desenvolvidas ecobarreiras utilizando galões reutilizados, redes fantasmas, cordas e plantas aquáticas.
Essas novas barreiras foram inicialmente testadas no canal 1 e, após um período de ajustes, chegaram ao formato atual. Um segundo conjunto de barreiras foi instalado na Avenida Jovino de Melo, na Zona Noroeste.
Deixe um comentário