Esportes

Santos anuncia investimentos no futebol de várzea

04/05/2023
Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos

A cidade de Santos anunciou novos investimentos e parceria para o futebol de várzea na quarta-feira (4/5). O prefeito Rogério Santos recebeu, na ocasião do anúncio, os vencedores da Taça das Favelas 2023, campeonato de futebol da Central Única de Favelas (Cufa).

Ao lado do ídolo Clodoaldo, tricampeão do mundo, e dos jovens jogadores da comunidade Vila Gilda/Dale Capela (campeã) e Areia Branca (vice-campeã), o prefeito anunciou novas obras no Centro Esportivo Paulo César Araújo (Pagão), onde aconteceram todas as partidas da Taça das Favelas 2023, exceto a final.

Em 2022, o local recebeu investimento que somou R$ 1,2 milhão para substituição de todo o gramado por grama sintética. “Neste ano estão previstos mais R$ 1 milhão para a segunda fase de obras”, adiantou.

Nesta segunda etapa de intervenções estão previstas, por exemplo, a reforma das arquibancadas, adequação dos sanitários, revestimento dos banheiros e vestiários, alambrado, pintura, revisão elétrica e hidráulica, obras de acessibilidade, sala de atendimento médico, cantina e administração, entre outros.

De acordo com o secretário de Esportes, Gelasio Ayres Fernandes Júnior, a várzea é a tradição do futebol e, por isso, precisa de atenção e investimentos públicos. “Não existe outro esporte mais praticado nas comunidades do que o futebol e através dele podemos dar oportunidade para quem precisa”.

Além disso, Gelasio fez uma referência ao amigo Deraldo, presidente da Cufa na região: “Ele sempre me diz que na favela não tem carência, tem potência. E o trabalho da Semes é sobre isso, dar ferramentas para potencializar os talentos desses jovens”, completou.

Escolinha de futebol

A escolinha de futebol do Pagão segue com vagas abertas. Dessa forma, para participar é preciso ter entre 9 e 15 anos e ser morador da cidade de Santos.

Os interessados devem comparecer pessoalmente à secretaria do Pagão, de segunda a sexta, das 9h às 11h ou das 15h às 17h. Os documentos necessários são original e cópia do documento de identidade e comprovante de residência. O endereço é Rua Bulcão Viana s/nº, Bom Retiro.