Santos

Santos amplia vacinação contra a gripe para todos

02/05/2024
Divulgação/Prefeitura de Santos

A cidade de Santos seguiu a orientação do Ministério da Saúde e, a partir desta sexta-feira (3), das 9 às 16h, as policlínicas passam a oferecer a vacina contra a gripe para pessoas de todas as faixas etárias, a partir de 6 meses de vida. E para marcar a chegada deste grande público e incentivar a imunização, será realizado um novo Dia D: neste sábado (4), das 9 às 15h30, em todas as policlínicas do Município.

O secretário de Saúde de Santos, Denis Valejo, alerta para a importância da vacinação, uma vez que evita casos graves (hospitalizações) e óbitos pelos vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B – os de maior circulação.

“Quem tomou a vacina no ano passado, deve tomar novamente, porque além da queda da imunidade com o passar dos meses, a fórmula é atualizada anualmente, com as mutações desses vírus”, alerta.

Denis demonstra preocupação ainda quanto às hospitalizações registradas em 2024 em residentes de Santos que contraíram esses vírus.

Considerando os grupos anteriormente classificados como prioritários pelo Ministério da Saúde, a cobertura vacinal em Santos contra a gripe chegou a 25,29%. “Com a ampliação, poderemos vacinar muito mais pessoas e formar uma grande barreira para frear a circulação da gripe. Convido a todos que compareçam às policlínicas e tragam seus familiares, incentivem os seus amigos. Vacinar-se é um ato de amor e proteção consigo mesmo e com o próximo”, define o secretário.

MULTIVACINAÇÃO

Quem quiser pode aproveitar o Dia D para atualizar a carteirinha de vacinação com os demais imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, exceto nas unidades Penha, Monte Serrat, Martins Fontes, Vila Progresso e Santa Maria, que estarão ofertando apenas vacinas contra a gripe.