Cinema Santos

Santos abre inscrições para 130 vagas em cursos de audiovisual

04/07/2022
Santos abre inscrições para 130 vagas em cursos de audiovisual | Jornal da Orla

A partir desta segunda-feira (4/7), Santos ganha mais opções de cursos gratuitos de arte, com a abertura das inscrições para as atividades do novo Fábrica do Audiovisual, que irá oferecer 130 vagas. As inscrições podem ser feitas de forma presencial ou online até 4 de agosto.

Estarão disponíveis vagas para os cursos de Roteiro para Cinema, Formatação de Projetos Audiovisuais e Instrução da Linguagem do Cinema. As atividades serão realizadas no Museu da Imagem do Som de Santos (Miss), Associação Beneficente Mãos Entrelaçadas, Vila Criativa do Morro da Penha e na Vila Criativa da Vila Progresso.

“Estamos muito felizes em poder aumentar as oportunidades de formação cultural para população. Ampliamos as vagas para o Fábrica Cultural, criamos o da Dança e agora vamos dar início ao do Audiovisual. Acredito que muita gente vai aprender e curtir as aulas”, comentou o secretário de Cultura, Rafael Leal.

Mais informações sobre as inscrições e os cursos podem ser obtidas pelo telefone (13) 3226-8019, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h.

Desde 2015, Santos é a única do Brasil que está entre as oito cidades criativas no mundo no segmento cinema, de acordo com a Unesco.

CURSOS
Roteiro para Cinema (Miss)
Coordenação: Wladimyr Cruz
De 15/8 a 31/10 – Segundas-feiras – 19h às 22h
Local: Miss – Museu da Imagem e do Som de Santos
(Av. Sen. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias)
Período de inscrição: 4/7 a 4/8
Ficha de inscrição no link: https://forms.gle/3CwFajWV9d2sJrnf8
Público-alvo: Interessados em geral acima de 18 anos
25 vagas

Roteiro para Cinema (Zona Noroeste)
Coordenação: Wladimyr Cruz
De 11/8 a 3/11 – Quintas-feiras – 19h às 22h
Período de inscrição: 4/7 a 4/8 – de segunda a sexta-feira – das 13h às 18h, na Associação Beneficente Mãos Entrelaçadas (Av. Dr. Frederico de Figueiredo Neiva, 24 – Rádio Clube) ou pelo link: https://forms.gle/KmwqvGo8Bm5aB2T5A
Público-alvo: Interessados em geral acima de 18 anos
20 vagas

O curso tem como objetivo a formação de novos roteiristas e o fomento da função dentro dos novos formatos, meios e linguagens do audiovisual digital. O curso vai apresentar aos alunos todas as etapas dos processos de desenvolvimento de um roteiro e sua importância para a produção de qualquer produto audiovisual, tanto no âmbito comercial quanto no desenvolvimento de projetos pessoais de diferentes tamanhos, em múltiplas plataformas.

Wladimyr Cruz é jornalista, cineasta, mestrando em comunicação e educador. No jornalismo, escreve sobre música e cultura pop há mais de 20 anos em diversos veículos. No audiovisual, possui seis filmes de longa-metragem documentais, além de curtas-metragem ficcionais, com exibições em cinemas, TV por assinatura e sistemas on demand. Na área da educação, desde 2020 leciona sobre audiovisual em espaços culturais privados e na rede Sesc.

Formatação de Projetos Audiovisuais (Miss)
Coordenação: Dario Felix
De 16/8 a 01/11 – Terças-feiras – 19h às 22h
Local: Miss – Museu da Imagem e do Som de Santos (Av. Sen. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias)
Período de inscrição: 4/7 a 4/8
Ficha de inscrição no link: https://forms.gle/4i5ZR2LJh3Laz2H19
Público-alvo: Interessados em geral acima de 18 anos
25 vagas

Formatação de Projetos Audiovisuais (Zona Noroeste)
Coordenação: Dario Felix
De 10/8 a 16/11 – Quartas-feiras – 19h às 22h
Período de inscrição: 4/7 a 4/8 – de segunda a sexta-feira – das 13h às 18h, na Associação Beneficente Mãos Entrelaçadas (Av. Dr. Frederico de Figueiredo Neiva, 24 – Rádio Clube) ou pelo link: https://forms.gle/nuUd7KZxMpU7Fnyv5
Público-alvo: Interessados em geral acima de 18 anos
20 vagas

O curso tem como intuito capacitar os alunos para criar e formatar projetos audiovisuais, em que terão a oportunidade de aprender a realizar cada etapa, desde a leitura de um edital até sua finalização e entrega.

Dário Félix é graduado em Rádio e TV pelo Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte) e mestre em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena (Esach). É professor do curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário São Judas Tadeu.

Instrução da Linguagem do Cinema (Morro da Penha)
Coordenação: Adriano França
De 16/8 a 1/11 – Terças-feiras – 19h às 22h
Período de inscrição: 4/7 a 4/8 – de segunda a sexta-feira – das 9h às 12h e das 14h às 18h
Local: Vila Criativa do Morro da Penha (Rua Brigadeiro Newton Braga, nº 39, Morro da Penha)
Público-alvo: Interessados em geral acima de 16 anos
20 vagas

Instrução da Linguagem do Cinema (Vila Progresso)
Coordenação: Adriano França
De 12/8 a 11/11 – Sextas-feiras – 19h às 22h
Período de inscrição: 4/7 a 4/8 – de segunda a sexta-feira – das 8h às 17h
Local: Vila Criativa da Vila Progresso (Rua Três s/nº, Vila Progresso)
Público-alvo: Interessados em geral acima de 16 anos
20 vagas

O curso abordará conceitos históricos, criativos e técnicos sobre o mundo audiovisual. Com um celular na mão e alguns conhecimentos básicos, o mundo do cinema se torna acessível a todos. E com o crescimento das redes sociais e dos diversos formatos de vídeo, não falta espaço para que o profissional de audiovisual possa atuar com o que gosta.

Adriano França é videomaker e trabalha com produtos audiovisuais diversos há 14 anos. Pós-graduando em Linguagem Audiovisual, produziu curtas-metragens, webséries, vídeos institucionais, vídeos para canais do YouTube e empresas de fintech. Atualmente escreve projetos e atua na educação audiovisual.