Santos Saúde

Santos abre grupo de apoio para quem quer parar de fumar

30/11/2021
Rogério Bomfim/PMS

Inscritos irão receber orientações sobre o tratamento de reposição de nicotina

A Policlínica São Bento, em Santos, está com inscrições abertas para o Programa de Atenção Intensiva ao Tabagista, que tem como objetivo ajudar pessoas a pararem de fumar. O novo grupo inicia em 10 de janeiro e se reunirá às segundas-feiras, às 14h. Qualquer pessoa interessada em largar o vício no cigarro pode se inscrever pessoalmente na recepção da unidade. A previsão de término dos encontros é 28 de março.

O programa propõe atendimento e acompanhamento em grupo por uma equipe multiprofissional durante três meses. Nas reuniões são ensinadas técnicas como exercícios de respiração contra o estresse, orientação sobre atividades físicas, alimentação, tratamento de reposição de nicotina (adesivos e goma de mascar) e medicação conforme prescrição médica.

No primeiro e no último dia de grupo, os participantes passam por um teste no monoxímetro, aparelho que mede as concentrações de monóxido de carbono em partículas por milhão (ppm). Os resultados aparecem no visor e luzes se acendem após um sopro no bocal descartável do aparelho.

O endereço da Policlínica é Rua das Pedras s/nº, no Morro São Bento.