Uma tarde de leitura, reflexão e depoimentos com memórias dos dez anos do Santos à Luz da Leitura. Desenvolvido desde 2014, o projeto tem como principal objetivo fomentar a leitura e as representações artísticas nas escolas municipais e núcleos de educação integral, propondo atividades diferenciadas para os alunos e realizando formações com profissionais da educação.
Segundo Claudia Alonso, uma das coordenadoras do ‘Santos à Luz’, a inspiração para o projeto surgiu em 2013, mas foi em 2014 que começou a ser trabalhado com os alunos da rede municipal.
“O projeto contribui e alimenta a construção de uma sociedade leitora. As atividades têm o propósito de criar leitores por meio de uma educação transformadora. Nestes dez anos, foram propostos 10 temas diferentes, por meio dos quais os professores puderam desenvolver a fluência leitora e a expressão artística dentro de sala de aula, de acordo com a faixa etária”, explicou Claudia.
O tema de 2024 ‘Desviar para encontrar: o lugar e a voz do feminino’ propôs um assunto importante para os dias atuais: o papel da mulher na sociedade através dos tempos. A programação contou com painéis fotográficos com os temas dos 10 anos, formando uma linha do tempo e uma leitura de fruição do poema de Antonio Cícero – que morreu em outubro deste ano. A leitura do poema ‘Guardar’ foi feita por alunas da UME Avelino da Paz Vieira (Vila Nova).
Para a secretária de Educação Cristina Barletta, nestes 10 anos o trabalho desenvolvido por meio do Santos à Luz da Leitura foi de excelência. “É tempo de destacar o trabalho da equipe do projeto, que é nosso carro chefe. Temos profissionais capacitados e que, por meio da arte, desenvolvem atividades leitoras e de socialização com nossos alunos. Só tenho a agradecer por todos esses anos de convívio e de aprendizado com essa equipe maravilhosa”, disse Barletta.