DataOrla Santos, 476

Santista tem orgulho de viver na cidade, mostra pesquisa do DataOrla

21/01/2022
Fabiano Albuquerque/@dronefabiano68

Levantamento revela que o santista tem uma percepção positiva da cidade

Pesquisa do Instituto DataOrla realizada entre os dias 17 e 19 deste mês, a pedido do Jornal da Orla, revela que o santista é um apaixonado pela cidade. Dos entrevistados, nada menos do que 53% afirmam se sentir “muito orgulhoso” por viver em Santos, enquanto outros 35% afirmam se sentir “orgulhoso”; já outros 7% se dizem indiferentes. Uma minoria 2% se diz “pouco orgulhoso” e 2% “nada orgulhoso”.

Foram realizadas 500 entrevistas de acordo com o perfil dos moradores, observados os critérios estabelecidos pelo IBGE e TSE. O intervalo de confiança é de 95% com uma margem de erro de 4% para mais ou para menos. O trabalho foi coordenado pelo cientista político Jairo Pimentel, diretor do DataOrla.

Um dado bastante interessante da pesquisa: quanto maior o nível de escolaridade, renda e idade, mais alto é o índice dos que revelaram “muito orgulho” ou “orgulho” de viver em Santos.

70% não mudariam da cidade, mesmo se pudessem

A pesquisa também mostra a satisfação do santista com a cidade. Nada menos do que 70% dos moradores afirmam que não mudariam de Santos mesmo se pudessem; enquanto 29% afirmam que mudariam e 1% não respondeu.

Calçadão da orla é o local predileto
O ponto predileto dos santistas é o calçadão da orla da praia. Esse foi o local apontado como o predileto por 63% dos entrevistados. A seguir são citados os morros (6%), Zona Noroeste (5%), Centro Histórico (4%), Praça da Independência (3%). Vários outros locais foram apontados por 16% dos entrevistados.

Beleza das praias é destaca pela maioria

O DataOrla também perguntou aos entrevistados o que eles mais gostam na cidade. As belezas naturais das praias foram apontadas por 50%, enquanto 13% destacaram a qualidade de vida que a cidade oferece; 8% citaram a infraestrutura de lazer/cultura e 7% o bairro em que moram.

“De um modo geral, a pesquisa revela que o santista tem orgulho de sua cidade e está satisfeito com a qualidade de vida que Santos oferece. Evidentemente Santos não é uma cidade perfeita, mas, para os padrões brasileiros certamente é uma das melhores do país, conforme apontam diversos indicadores e estudos”, conclui o coordenador da pesquisa, Jairo Pimentel.

Imagem que ilustra a pesquisa é de fotógrafo e piloto de drone santista

Os lugares mais marcantes de Santos são retratados pelo fotógrafo Fabiano Albuquerque, especialista em captar imagens por drone. As fotos aéreas da cidade publicadas nesta série de conteúdos especiais em homenagem ao aniversário de Santos – e outras de tirar o fôlego – podem ser conferidas nesta galeria e também no Instagram @dronefabiano68.