Alta Rotação

Saiba como se tornar um motorista melhor

03/12/2021
Freepik

Não custa nada usar o bom senso, a educação, a gentileza e o respeito com o próximo. Só assim iremos fazer um trânsito cada vez mais seguro

Seja um motorista novato ou um com experiência, o que realmente torna as pessoas melhores na direção? Seguindo as dicas abaixo, o você  melhora seu comportamento e passa a fazer diferença no trânsito.

1 – Conheça e aplique técnicas de direção defensiva

A direção defensiva é de extrema importância, pois prepara o condutor para imprevistos e eventualidades que podem surgir no trânsito e que exigem a melhor tomada de decisão possível em um curto espaço de tempo. Um motorista com habilidade para dirigir por si e pelos outros, melhora a sua própria segurança e a de quem está ao seu redor. Mas, as regras mudam, esquecemos as coisas e adquirimos maus hábitos, portanto, é essencial fazer cursos de atualização de direção on-line e reciclagens com frequência.

2 – Ter um comportamento preventivo

É fundamental que cada condutor faça a sua parte para antecipar e prever eventualidades durante o trajeto e também possíveis problemas com os veículos. Procure sempre tomar atitudes prudentes e sempre faça revisões periódicas no veículo.

3 – Tenha uma conduta ética e respeitosa no trânsito

Nossas atitudes definem a forma como nos relacionamos. Por isso, respeitar as leis é fundamental para manter uma rotina ética e respeitosa. Evite dar o famoso “jeitinho” e colocar em risco a sua vida e a de terceiros.

4 – Mantenha uma distância segura

Não ande colado no veículo à frente. Afinal, é preciso ter espaço para fazer manobras, desvios e até realizar uma freada brusca com segurança, no caso de uma emergência. Usar o bom senso, olhar os retrovisores com frequência e respeitar os limites de velocidade, são as melhores práticas e podem te tirar de situações delicadas e de riscos quando você menos espera.

Não custa nada usar o bom senso, a educação, a gentileza e o respeito com o próximo. Só assim iremos fazer um trânsito cada vez melhor e mais seguro.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.