Política

Sabatinas com prefeitos permitem esclarecer e anunciar projetos

12/04/2025 Marco Santana
Sabatinas com prefeitos permitem esclarecer e anunciar projetos | Jornal da Orla

Uma iniciativa inédita, a série de sabatinas promovidas pelo Jornal da Orla, em parceria com a Record Litoral e Vale, proporcionou aos moradores de Guarujá, Praia Grande e Santos a oportunidade de conferir se os prefeitos eleitos em outubro do ano passado estão cumprindo os compromissos assumidos durante a campanha.

Conduzidas pelos jornalistas Eduardo Silva e Valéria Chagas, as sabatinas foram transmitidas ao vivo pela Record Litoral e Vale, com transmissão simultânea no OrlaPlay, o canal do Jornal da Orla no YouTube.

O prefeito de Guarujá, Farid Madi (Podemos), parabenizou o Jornal da Orla e a Record Litoral e Vale, destacando que a sabatina foi o momento ideal para tirar dúvidas da população de Guarujá, em razão dos “intensos dias” do início desta sua segunda gestão. “Muitas vezes, a pessoa não sabe exatamente o que está acontecendo, ouve dizer muita coisa. Mas programas como este, em que o prefeito tem mais tempo para explicar suas ações, são fundamentais para mostrarmos os avanços que conseguimos”, disse.

Já o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (MDB), destaca que a sabatina, além de apresentar o que já foi feito, permite detalhar os projetos que estão sendo planejados. “É importante levar a informação com transparência e que possa esclarecer a população. Neste momento dos 100 dias, as pessoas ficam ansiosas. Então, elas tomam conhecimento do que está sendo feito, o que está se planejando e o que vai acontecer. Mas não é só mostrar o que já fizemos, e sim o que está em execução e em planejamento”.

Mourão, que está em seu sexto mandato como prefeito de Praia Grande, afirma este momento é diferente, pois as demandas da sociedade são outras. “É fundamental chegar ao governo com senso crítico, ter uma visão crítica da sociedade e ver a demanda real. Às vezes a população consegue fazer uma pressão que, na verdade, vem de grupos específicos, não de toda a sociedade”.

Para o prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), a realização das sabatinas é resultado de um casamento perfeito entre o Jornal da Orla e a Record. “O jornal é um dos mais tradicionais da história de Santos, e a Record, uma emissora de grandeza nacional e com uma programação local muito pujante. Essa sabatina é uma oportunidade para a gente prestar contas à comunidade. Muitas vezes o cidadão não tem, no dia a dia, como acompanhar, então a melhor maneira é com os veículos de comunicação com credibilidade. Só tenho que parabenizar e que ela seja uma iniciativa duradoura”, disse.

Rogério destaca que, no 100º de seu primeiro mandato, o desafio era o enfrentamento da pandemia. “Trabalhei para salvar vidas”, recorda. Agora, o desafio é a retomada econômica. “Santos tem dado provas disso, a recuperação da economia, do comércio, trazer indústrias, o avanço do porto e do turismo. É para isso que a gente está trabalhando”.