Santos

Rua Trabulsi em Santos será revitalizada

09/08/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Com grande movimentação comercial e com desafios construídos ao longo dos anos, a tradicional Rua Bassin Nagib Trabulsi, no bairro Ponta da Praia, em Santos, ganhará novo visual. Para pensar no espaço de maneira integrada e explorar toda a sua potencialidade, a Prefeitura anunciou, nesta terça-feira (9), o projeto de revitalização da via, que faz parte da história do bairro. A rua deve ganhar nova calçada, sistema de drenagem, além de nova iluminação.

O anúncio da intervenção foi feito, nesta manhã, na sede da Prefeitura, com a presença do prefeito Rogério Santos, representantes do Governo e moradores. O projeto foi apresentado pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello, que detalhou as melhorias que a rua vai receber e ouviu sugestões de representantes da via para a melhor adequação da obra.

Para o prefeito Rogério Santos, o projeto de revitalização da Trabulsi faz parte de um conjunto de melhorias que a Prefeitura se comprometeu a cumprir depois das restrições em razão da pandemia. “Nos comprometemos em investir na Cidade, para movimentar a economia e o comércio. Na Trabulsi moram mais de quatro mil pessoas, além dos turistas e visitantes. É um centro de comércio da Ponta da Praia, que é um bairro importante de Santos”, explicou.

“Com esses investimentos garantimos mais segurança, movimentamos a economia da área e levamos mais conforto para toda população”, declarou.

Os serviços serão executados com recursos do Governo do Estado, em um conjunto de obras que já estão em andamento na Cidade. O projeto está em licitação e terá um investimento de R$ 1,2 milhões.

A obra, com previsão de início no mês de novembro e duração de oito meses, prevê novo calçamento e mais espaço nos passeios. Ainda vai receber uma faixa dinâmica identificada com piso de coloração diferente do restante, para garantir embarque, desembarque, carga e descarga seguros, além de funcionar como uma extensão da calçada.

Também serão instaladas novas lixeiras, guias, sarjetas, arborização e iluminação, além de pavimentação asfáltica e estacionamentos para bicicletas.

No projeto, estão previstas a instalação de uma lombofaixa (faixa de pedestre no mesmo nível da calçada) para garantir a segurança dos pedestres, já que o equipamento garante a redução da velocidade dos veículos, e acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

O projeto foi elaborado pela Sedurb e o gerenciamento e execução ficarão a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Edificações (Siedi).