Santos Turismo na Baixada

Roteiro mostra lugares marcantes da história de Pelé em Santos

05/01/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

Para celebrar a memória do Atleta do Século, santistas e visitantes podem participar de um roteiro turístico que mostra lugares importantes na história de Pelé.

O passeio Rei do Futebol em Santos, promovido pela agência Parceiros do Turismo, acontece nos sábados de janeiro. A primeira edição, dia 8, será gratuita. Porém, para as demais datas, o valor é R$ 130. O ponto de encontro é em frente ao Novotel Santos Gonzaga (Av. Ana Costa, 473), às 9h.

O término do passeio, que inclui transporte, guia de turismo e ingressos para o Memorial das Conquistas, ocorre por volta das 14h30, no mesmo ponto de partida. As inscrições são feitas pelo WhatsApp (11) 99544-9825.

Confira os locais de visitação do roteiro Rei do Futebol em Santos

Vila Belmiro e Memorial das Conquistas

A princípio, a parada será na Vila Belmiro, onde Pelé encantou o mundo com seu futebol, e sede também do Memorial das Conquistas do Santos FC. O passeio inclui visita a sala de troféus, sala de imprensa, vestiários e gramado. Depois, passará na frente do Centro de Treinamento Rei Pelé, no bairro Jabaquara.

Museu Pelé
Em seguida, o tour chega ao Museu Pelé, no Valongo. No equipamento estão expostos artigos que remetem à vida do ídolo do futebol e à história das quatro Copas de que ele participou: 1958, 62, 66 e 70, quando se sagrou tricampeão mundial.

Mausoléu na Memorial
Posteriormente, a parada será no Monumento ao Camisa 10, situado na Nova Entrada de Santos. E então, o passeio vai à Memorial Necrópole Ecumênica, onde o Rei do Futebol está enterrado em um mausoléu no primeiro andar, que será aberto à visitação em breve (ainda sem data definida). Mesmo assim, o local já começou a receber visitas do público.

Orla
Tanto quanto a Vila, o Atleta do Século 20 também desfilou seus talentos nas praias de Santos, onde adorava frequentar. Chegou até a atuar como goleiro nas areias. Por isso, o tour faz uma panorâmica pela orla da cidade a caminho da famosa Padoca Santista, no canal 5. Lá, torcedores e ex-jogadores costumam se encontrar para ver os jogos do Peixe. Logo em frente, os participantes ainda poderão tirar fotos ou fazer selfies na estátua de Pelé dando um soco no ar.

Mural do Kobra

Por fim, a conclusão do roteiro turístico sobre a história de Pelé será em um dos mais novos cartões postais de Santos: o mural gigante de Eduardo Kobra no Blue Med Convention Center que, entre cenas santistas, mostra o Rei vestindo a camisa da seleção brasileira.