O prefeito Rogério Santos (Republicanos) ampliou a vantagem que tinha sobre sua principal adversária, a deputada federal Rosana Valle (PL), e tem 42% das intenções de voto na pesquisa estimulada (quando são apresentados ao eleitor os nomes dos candidatos) contra 35%. A ex-prefeita, ex-deputada e atual vereadora Telma de Souza (PT) aparece em terceiro, com 13% e o empresário Nando Pinheiro (Avante) em quarto, com 1%. Brancos e nulos somam 6% e não responderam 4%.
Os números são da mais nova pesquisa DataOrla, realizada a pedido do Jornal da Orla. Foram consultados 900 eleitores entre os últimos dias 23 e 25 e a margem de erro é de 3,3 pontos para mais ou para menos.
Coordenada pelo cientista político Jairo Pimentel, diretor do DataOrla, a pesquisa seguiu critérios presentes no IBGE e TSE, com cotas de sexo, idade, escolaridade e região da cidade. Está registrada no TSE sob o número SP-08025/2024.
Na pesquisa anterior, divulgada dia 10 deste mês, Rogério Santos tinha 40% (cresceu 2%), Rosana Valle 36% (perdeu 1%), Telma de Souza 13% (manteve os 13%) e Nando Pinheiro 1% (manteve 1%).
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, quando o eleitor afirma em quem pretende votar sem a relação dos candidatos, Rogério Santos também lidera, com 34%, seguido por Rosana Valle, com 28%.
Telma de Souza Aparece em terceiro com 10%. O ex-prefeito e atual deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, que não é candidato, é citado por 1%. Nando Pinheiro e Débora Camilo (que não é candidata a prefeita) também são citados, mas por menos de 1% dos eleitores.
Na pesquisa anterior, divulgada no dia 10 deste mês, Rogério e Rosana estavam empatados com 31% e Telma tinha 11%. Nando Pinheiro foi citado por 1%.
Rejeição
A candidata do PT, Telma de Souza, lidera o quesito rejeição. Dos eleitores consultados, 68% disseram que não votariam nela de jeito nenhum. Nando Pinheiro tem 62% de rejeição, Rosana Valle 45% e Rogério Santos 32%.
Segundo turno
O DataOrla também consultou os eleitores em quem eles pretendem votar em um eventual segundo turno entre os dois candidatos mais bem posicionados nas últimas pesquisas.
Rogério Santos aparece com 50% das intenções de voto contra 38% de Rosana Valle.
Rogério manteve os mesmos 50% da pesquisa anterior, divulgada no dia 10 deste mês, e Rosana perdeu 1% (tinha 39%), o que sugere estabilidade, já que a pequena alteração está dentro da margem de erro.