Alta Rotação

Rodas, o charme dos Automóveis

28/03/2024
Divulgação

Não dá para negar: as rodas foram um dos itens que mais trouxeram modernidade a indústria de fabricação de automóveis. Afinal, sem a invenção da roda, os automóveis simplesmente não existiriam. Mas essa parte histórica vou deixar para tratar em outra ocasião. Hoje, o assunto são as rodas.

As rodas de liga leve são mais leves que as rodas de aço. Isso deve-se por causa da sua composição feita de alumínio, silício e ferro. Esses componentes são menos pesados que o aço. No mercado automotivo, as rodas de liga leve trouxeram leveza e resistência para suportar não só o peso do carro, mas também os obstáculos enfrentados diariamente nas ruas e estradas. E por isso, são a preferência da maioria dos consumidores e da indústria automotiva.

São várias as vantagens das rodas de liga leve. Uma delas é a redução do peso do veículo que não está sustentado sobre o conjunto de molas e amortecedores. O nome desse fenômeno é “peso não suspenso”. Como o alumínio é três vezes mais leve que o ferro, ele traz toda essa leveza para o automóvel. Aliado a isso, observamos os seguintes efeitos: as rodas sofrem menos com as irregularidades do piso, os amortecedores têm melhor desempenho e os pneus garantem melhor aderência ao solo.

As rodas de liga leve são populares pela sua questão estética. Por serem diferentes das rodas “normais”, as peças têm um design diferenciado e apreciado pelos proprietários de automóveis. Aliadas à estética automotiva, as rodas de liga leve valorizam o veículo, pois além de aumentar o preço, deixam os carros mais charmosos e chamativos.

Outra vantagem das rodas de liga leve é que, como o alumínio esquenta menos que o aço, o proprietário do automóvel não terá muitos prejuízos com a parte mecânica do veículo. Isso quer dizer que as rodas terão a sua vida útil prolongada.

Como podemos ver, rodas sempre foram uma boa opção. Então, se você tiver condições, recomendo. Eu fico por aqui, até a próxima!

 

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço