Música Santos

Rio Santos Jazz Fest tem atração internacional e shows gratuitos em Santos

25/04/2023
Kelly Petraglia

Em celebração ao Dia Internacional e Municipal do Jazz, no dia 30 de abril, acontece em Santos a 10º edição do Rio Santos Jazz Fest, evento chancelado pela Unesco. O festival, que vai até 7 de maio, apresenta ao público artistas de renome nacional no gênero, assim como as estrelas internacionais. A entrada para os shows em Santos é gratuita.

O grande destaque desta edição é o Spot On Swing, projeto do músico norte-americano Martin Pizzarelli que, ao lado de Larry Fuller e Ricardo Baldacci, realiza uma turnê pela Argentina e várias cidades do Brasil, incluindo Santos.

A apresentação está marcada para 30 de abril, Dia Internacional e Municipal do Jazz, no teatro do Sesc Santos. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do local no dia do show, a partir das 10h. O show tem início às 19h.

Ainda na agenda do festival em Santos, no dia 5 de maio, o Nuesto Trio se apresenta na Pinacoteca Benedicto Calixto, no Boqueirão, a partir das 19h. A apresentação será transmitida pelas redes sociais no Facebook e Instagram da Pinacoteca e no Instagram do Rio Santos Jazz Fest.

No dia seguinte (6/5), o show fica por conta de Carla Mariani e Luiz Oliveira, que se apresentam no Bossa Café & Bistrô a partir das 16 horas.

Para encerrar a 10º edição do Rio Santos Jazz Fest, no dia 7 de maio, a Pinacoteca Benedicto Calixto recebe o Groovin’ Duo, que convida Washington Ciocci para um show às 18 horas.

Spot On Swing em turnê pelo Brasil e Argentina

Atração de destaque do Rio Santos Jazz Fest 2023, o Spot On Swing, projeto do norte-americano Martin Pizzarelli junto dos músicos Larry Fuller e do santista Ricardo Baldacci, estará em turnê por algumas das principais cidades do Brasil e Argentina – Buenos Aires (Argentina), Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Santos e Rio de Janeiro.

As passagens pelas duas últimas cidades citadas vão coincidir com o festival. A turnê começou dia 13 de abril e vai até 1º de maio.

Com o Spot On Swing, o trio interpreta clássicos do Swing, um estilo popular de jazz que foi base para a difusão de canções de música popular norte-americanas.

O projeto nasceu em fevereiro de 2017 quando Baldacci, Fuller e Pizzarelli se reuniram para uma jam session em um estúdio para gravar algumas faixas. O encontro se transformou em um CD chamado ‘Spot On’, que integra o nome do trio e faz referência ao momento espontâneo do encontro entre os amigos que rendeu este trabalho.

Shows no Rio de Janeiro

Os bairros Copacabana e Jardim Botânico também foram palco de alguns dos maiores artistas de jazz da nossa geração entre os dias 26 e 28 de abril. No dia 26 de abril, o restaurante Las Brutas, em Copacabana, point de referência aos fãs de jazz, recebeu uma super jam session do Rio Santos Jazz Fest, capitaneada pelo Osmar Milito Trio junto de músicos americanos e brasileiros convidados.

Ainda no Las Brutas, dia 27 teve atração internacional com o Phill Fest Duo ao lado de Newton Zago. O evento foi encerrado no Rio com chave de ouro em 28 de abril, com a apresentação de Martin Pizzarelli Trio com Larry Fuller e Ricardo Baldacci no clube Manouche, no Jardim Botânico.