Música

Rio Santos Bossa Fest recebe apresentações de artistas nacionais e internacionais

20/01/2022
Rio Santos Bossa Fest recebe apresentações de artistas nacionais e internacionais | Jornal da Orla

O objetivo principal do RIO SANTOS BOSSA FEST 2022 é trazer entretenimento para o público da Baixada Santista através de um estilo que é um dos principais alicerces da música popular brasileira, que é a BOSSA NOVA.

De forma acessível e com entrada gratuita, o público será incentivado a se integrar à música e ao ritmo, promovendo uma agradável confraternização entre os participantes.

O Festival será dividido em 8 dias, com atrações brasileiras, de artistas de alto gabarito e reconhecidos no exterior, das cidades do Rio de Janeiro, considerada como o berço da BOSSA NOVA, de São Paulo e de Santos, que mostrarão com muita propriedade o repertório de canções de grandes compositores e intérpretes como Tom Jobim, João Gilberto, Vinicius de Moraes, Roberto Menescal, Carlos Lyra, Marcos Valle, Johnny Alf, Durval Ferreira, entre outros, além dos compositores atuais.

Acontecerá entre os dias 23 e 30 de Janeiro de 2022, nos seguintes locais:  Pinacoteca Benedicto Calixto, SESC SANTOS, Shopping Parque Balneário e no Monte Serrat.

Além de levar ao público da Baixada Santista o melhor da produção brasileira da BOSSA NOVA, o festival também irá fazer parte das comemorações do Dia Nacional e Municipal da BOSSA NOVA, comemorados sempre em 25 de janeiro.

A data que celebra o Dia Nacional da BOSSA NOVA foi criada através de Lei Federal no. 11.926, de 17 de abril de 2009, inspirada no dia de nascimento de Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, 25 de janeiro, maestro, arranjador, pianista, violonista, cantor, compositor e um dos fundadores do movimento, que completaria em 2017, 90 anos de idade.

Em Santos, foi instituída através de Lei Municipal no. 2.972, de 14 de março de 2014, que inclui no Calendário Oficial do Município, a Semana da Bossa Nova, comemorada sempre de 19 a 25 de janeiro.

BOSSA NOVA

A BOSSA NOVA que pode ser definida simplesmente como a forma de execução do samba (harmonias, arranjos, acordes, colocações vocais, seleção e comportamento instrumental), teve seu marco inicial em 10 de julho de 1958, quando o cantor e violonista João Gilberto gravou o 78 rpm “Chega de Saudade”, composição de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, no estúdio da gravadora Odeon, na Cinelândia, no Rio de Janeiro.

Alguns meses antes, o mesmo João Gilberto tinha acompanhado, com o seu violão, a cantora Elizeth Cardoso em 2 faixas, a mesma “Chega de Saudade” e “Outra Vez” no disco “Canção do Amor Demais”, exclusivamente com as canções da dupla Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

A sua célebre batida sincopada ao violão, transformou e revolucionou para sempre a música popular brasileira.

É importante destacar que em 2022, quando completa 64 joviais anos de vida, o gênero continua preservado e difundido com vigor por uma legião de fãs.

A iniciativa em Santos possibilita a formação de novos públicos e que as gerações mais novas possam conhecer melhor a Bossa Nova, que atualmente passa por um natural processo de atualização da sua sonoridade. A levada original e única, que permanece preservada, tem recebido alguns ingredientes da modernidade, que dão a ela um ar de frescor e juventude.

ATRAÇÕES RIO SANTOS BOSSA FEST 2022
DE 23 A 30 DE JANEIRO DE 2022
PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO – SESC SANTOS – SHOPPING BALNEÁRIO – MONTE SERRAT
ENTRADA GRATUITA

DIA 23 DE JANEIRO – DOMINGO – 18 HORAS – PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO
Abertura oficial do RIO SANTOS BOSSA FEST 2022
HEEKYUNG NA – HEENA (CORÉIA DO SUL) & CESAR MACHADO (BRASIL)

DIA 25 DE JANEIRO – TERÇA – 20 HORAS – DIA NACIONAL E MUNICIPAL DA BOSSA NOVA – SESC SANTOS – ÁREA DE CONVIVÊNCIA
FILÓ MACHADO (BRASIL) & MANU LE PRINCE (FRANÇA)
OBSERVAÇÃO: Orientação para acesso à Unidade:
Pessoas com mais de 12 anos deverão apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19, evidenciando DUAS doses ou dose única para ingressar em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo.
Uso de máscara, cobrindo boca e nariz, continua obrigatório.

DIA 27 DE JANEIRO – QUINTA – 19 HORAS – PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO
PIANOS NA BOSSA – FÁBIO SALGADO & MÁRIO TIROLLI

DIA 28 DE JANEIRO – SEXTA – 19 HORAS – PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO

MARICENE ESPÍNDOLA & PLÍNIO GANEV

DIA 29 DE JANEIRO – SÁBADO

16 HORAS – SHOPPING BALNEÁRIO

EU, TU & ELA – LETÍCIA CAIRES & GABRIEL SALGUEIRO

19 HORAS – PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO

CAMERATA MANZIONE

DIA 30 DE JANEIRO – 16 HORAS – MONTE SERRAT

Encerramento do RIO SANTOS BOSSA FEST 2022

SAMBA NA BOSSA – LUIZINHO MASTELLARI & CONVIDADOS