Santos

Restauração da cobertura do Teatro Municipal de Santos será entregue neste mês

05/05/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Com 99% dos serviços executados, a restauração da cobertura do Teatro Municipal Braz Cubas, em Santos, está praticamente pronta e será entregue em maio. A obra, que deu fim ao desgaste acumulado pelo tempo nos elementos de concreto, abrangeram toda a cobertura, com área de 4,2 mil m².

O trabalho, a cargo da Secretaria de Infraestrutura e Edificações, envolveu demolição e retirada da cobertura deteriorada, limpeza com hidrojateamento e aplicação de novo sistema de impermeabilização, com várias camadas. Tudo para proteger a cobertura do Teatro, que faz parte do Centro de Cultura Patrícia Galvão e foi inaugurado há 42 anos.

Segundo o engenheiro Marcio de Mattos Fioroni, o material utilizado na restauração vai proteger a cobertura contra rachaduras ou possíveis problemas de impermeabilização, provocados pelo tráfego de pessoas ou equipamentos pesados, durante serviços de manutenção.

“Utilizamos manta de PVC e proteção mecânica, que é um revestimento em argamassa com uma camada final à base de poliuretano transparente, para ampliar a durabilidade da intervenção”, diz Fioroni.

PRIMEIRA ETAPA
O restauro da cobertura do Teatro Municipal, investimento de R$ 2,1 milhões, oriundos do Estado, por meio do Dadetur, é a primeira de uma série de intervenções previstas para o espaço, que será modernizado para receber espetáculos que empregam nova tecnologia.

O projeto arquitetônico de recuperação do Centro de Cultura Patrícia Galvão foi elaborado por um dos autores do projeto original do prédio, o arquiteto paulistano Júlio Katinsky. Ele foi contratado pela Prefeitura para programar as intervenções de restauro necessárias e também para idealizar um novo edifício administrativo, para a Secretaria de Cultura.

CENTRO DE CULTURA
O Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias) é patrimônio histórico de Santos, tombado por órgãos de proteção federal, estadual e municipal. O projeto original do espaço foi elaborado em 1961 pelos arquitetos Abrahão Sanovicz, Julio Katinsky e Oswaldo Corrêa Gonçalves. O Teatro Municipal foi inaugurado oficialmente em março de 1979.

O complexo é composto pelos teatros Braz Cubas e Rosinha Mastrângelo, a sede da Escola de Bailado Municipal (EBMS), a Hemeroteca Municipal Roldão Mendes Rosa, o Museu da Imagem e do Som (Miss) e as galerias de arte Braz Cubas, Patrícia Galvão e Espaço VIP. A edificação é sede também da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), além de receber algumas das classes do projeto de formação artística e cultural Fábrica Cultural, coordenado pela Secult.