Política

Quem é o estudante do vídeo que irritou Sérgio Moro

18/05/2023
Reprodução

Estudante de Santos gravou vídeo questionando o ex-juiz sobre sua atuação na Lava Jato

Era 2013, quando, então com 6 anos, Enrico Minakawa de Mattos saía de uma lanchonete do McDonald´s em Santos quando se deparou com uma passeata. Era um protesto contra a corrupção. Intrigado, ele passou a buscar informações sobre o assunto e acabou pegando gosto pela política.

A mãe, a médica Sandra Minakawa, conta que Enrico passou a ser um devorador de livros e reportagens sobre o assunto.

Quase 10 anos depois, foi eleito pelos próprios colegas para ser o representante da escola na Câmara Jovem de Santos, um projeto que busca incentivar adolescentes a se interessarem pela política.

Enrico acompanha de perto o noticiário político e este ano fez uma visita ao Congresso Nacional, onde conversou com diversos deputados e senadores.

Na semana passada, quando almoçava em um restaurante de Brasília, ficou sabendo que o ex-juiz e agora senador Sérgio Moro estava no mesmo local. Decidiu gravar um vídeo com o político, que ganhou notoriedade ao julgar os casos da Operação Lava Jato.

“Por um impulso, pelo processo histórico que a gente viveu, resolvi gravar o vídeo”, recorda.

No vídeo, Sérgio Moro faz o V da vitória com os dedos e ouve Enrico questionar: “Como é ter sido declaro juiz ladrão pelo Supremo Tribunal Federal?”.

Surpreso, pois achava que seria mais uma abordagem aduladora, Moro demonstra irritação e dá um leve tapa na cabeça do estudante.

Postado, o vídeo viralizou. Assustado com a repercussão, e após conversar com o pai, o advogado Armando de Mattos Júnior, Enrico enviou um pedido de desculpas ao gabinete do senador.

No entanto, no dia seguinte, Enrico se arrependeu do arrependimento: “Eu desarrependi”, diz, explicando que na verdade poderia ter formulado a pergunta de maneira diferente. “Hoje eu faria diferente. Estou perguntaria como ele se sentia por ter sido considerado um juiz parcial e ter as decisões anuladas”, afirma.

Enrico explica que o termo “juiz ladrão” incluído na pergunta veio à sua cabeça no momento, ao lembrar da participação do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), numa reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), quando Moro era ministro da Justiça. Na ocasião, Glauber fez uma analogia da atuação de Moro à de um juiz de futebol que é parcial para um dos times. “O senhor é um juiz ladrão”, disse o deputado.

O estudante cursa o segundo ano do ensino médio e pretende cursar Ciências Sociais. Diz que pretende entrar na política e disputar eleições. Enrico demonstra mais simpatia com ideias mais progressistas — para a alegria da mãe e desgosto do pai, mais conservador.

Ativo na internet, Enrico mantém o blog “Xeque-Mate”, onde faz análises da conjuntura nacional e uma conta no twitter, onde cita Gabriel Garcia Marques e publica posts ácidos sobre a política brasileira.

Esta semana, Enrico participou do Debate na Redação —um programa do OrlaPlay, o canal do Jornal da Orla na internet. Confira:

 

LEIA TAMBÉM:

Sérgio Moro quis ser candidato ao Senado por São Paulo