Conteúdo Patrocinado

Quando compensa comprar um imóvel usado?

22/12/2021
Freepik

Comprar um imóvel usado acaba se tratando de uma questão delicada. Existem diversas opções interessantes, mas tudo irá depender do contexto e o motivo que o levam a fazer tal aquisição.

Enquanto que algumas são muito boas e bem preservadas, terminando por ser um ótimo lugar para se morar, outras, que parecem desgastadas, podem ser ótimos negócios para se construir.

Por conta disso, no artigo de hoje, apresentaremos para você, nosso caro leitor, quando valerá a pena comprar um imóvel usado, para que seja capaz de analisar se na sua situação este é interessante.

E se você é a pessoa que está querendo vender, mas sabe que vender um imóvel usado é uma ação que pode levar meses, até anos, e tem urgência em conseguir o dinheiro, conheça a opção de crédito com garantia de imóvel. Com ele você pode colocar o bem que está vendendo como garantia e receber o valor que precisa de forma segura e rápida. 

Vale a pena comprar?

Esta é uma pergunta cujo a resposta mais correta seria: depende.

É preciso, antes de mais nada, avaliar qual objetivo você possui com relação a propriedade. Realizar análises constantes, levando em conta o seu cenário atual, é o que fará desta a melhor oportunidade.

Ainda que um imóvel novo seja interessante por conta da ausência de uso, ou seja, em teoria, estar melhor preservado, uma propriedade usada tem uma vantagem maior em relação a estes: preço.

Mas claro que nem tudo que reluz é ouro. Por mais que o este esteja mais acessível em relação a um totalmente novo, é preciso sim avaliar todo e qualquer detalhe dentro do mesmo.

Motivos para comprar

Um imóvel usado será muito mais útil para aqueles que desejam um preço mais baixo para realizar sua aquisição. Se bem cuidado, o mesmo pode servir de lar para famílias por um longo período.

Além disso, este ainda ajuda no ponto econômico, visto que o dinheiro que seria investido em uma construção pode ser voltado para outros fins, como, por exemplo, a compra da mobília do novo lar.

Além disso, para aqueles que pretendem comprar o terreno para transformar este em um investimento, como uma propriedade comercial, aluguel residencial ou aluguel comercial, além de outras opções, este é muito mais interessante.

Afinal, as desvantagens de tal ato não acaba influenciando de maneira negativa. O que o novo proprietário terá de fazer é o novo registro do local, de maneira a tornar este regularizado e normalizado.

Logo, para pessoas com um orçamento mais estático e aqueles que desejam algo para investir é mais interessante a aquisição destes, principalmente pela questão de valor quando comparado a construir.

Possíveis motivos para não comprar

Um imóvel usado, ainda que venha com algumas vantagens, traz consigo uma grande chance de estar fora de seus conformes, quando adquirido pela mão direita do dono, ao invés da imobiliária.

Além disso, caso não goste da casa, mas sim da localização ou do terreno, será necessário gastar tanto com a demolição desta quanto com a construção da nova propriedade que estará localizada neste.

Se o local for adquirido para uso, é preciso prestar muita atenção no mesmo e em cada detalhe que este possui. Diversos problemas podem aparecer em casas e apartamentos, principalmente se estes já têm muitos anos de existência.

É preciso fazer toda uma verificação do local para que se possa viver de maneira confortável, indo desde a estrutura e planta até o acabamento do próprio imóvel, procurando garantir a maior integridade a saúde possível para os novos moradores.

Além disso, outros problemas como infiltração podem ocorrer com maior facilidade no local, sendo um prejuízo a longo prazo.

É necessário ser adquirido com cuidado

É preciso tomar muito cuidado ao adquirir um imóvel usado. Como visto acima, nem em todas as situações este será interessante, e pode angariar problemas severos para seus compradores.

De fato, o melhor cenário para se adquirir um imóvel neste estado é quando se planeja utilizá-lo de maneira a torná-lo rentável. Se você deseja por uma casa para transformar em aluguel, esta é a melhor opção.

A reforma deste não é tão cara quanto à compra de um novo, ao depender do que se está a reformar. E o mesmo vale para o caso de um imóvel comercial, ou ainda um aluguel residencial.

Entretanto, caso seus planos sejam mais ambiciosos, tal como montar um edifício ou um condomínio, a destruição sairá ainda mais barato do que poderia ser a remodelagem, mas é preciso avaliar atentamente o terreno.

Fazer uma aquisição apenas por conta do terreno deve ser muito bem avaliado e pensado. Além de localização, é preciso verificar outros pontos, como estabilidade, para que tamanha construção seja interessante.

Conclusão

Ainda que a ideia de uma propriedade nova seja mais interessante, um imóvel usado pode ser sim uma ótima oportunidade para fazer uma bela aquisição. Seja para morar ou alugar, o mesmo consegue servir seu propósito, desde que seja devidamente inspecionado.

Para aqueles que desejam investir em imóveis, a fintech Cash oferece um dos melhores serviços do mercado. Sua modalidade de empréstimo com garantia de imóvel tem taxas de juros a partir de 0,85% ao mês + IPCA, carência de até 12 meses para a primeira parcela, e parcelas de 240 meses.

 …

Este conteúdo é de responsabilidade do anunciante.