Alta Rotação

Puxão de orelha aos motoristas

13/11/2023
Puxão de orelha aos motoristas | Jornal da Orla

Se você for dirigir mais lento, libere a faixa da esquerda e sempre use o espelho retrovisor, seja para ultrapassar ou para abrir a porta

A coluna de hoje é um belo puxão de orelha para dois erros graves que eu vejo acontecer por diversas vezes nas ruas da cidade. O primeiro deles é: motoristas andando de forma lenta na faixa da esquerda. Quem anda devagar ou quem quer andar devagar tem que andar na faixa da direita, evitando atrasar a vida de quem está na velocidade da via.

E sim pessoal, deixar a esquerda livre para os carros que estão em velocidade maior é obrigatório, de acordo com a legislação de trânsito. E a obrigatoriedade de passagem vale tanto para condutores que estiverem mais lentos quanto para os que já estiverem rodando na velocidade máxima permitida para aquela via. Ou seja, mesmo que o coleguinha esteja desrespeitando o limite de velocidade, o motorista mais lento deve ceder o lugar na via. Motorista na faixa da esquerda que não dá passagem comente infração de natureza média, que prevê multa de R$ 130,16 e mais quatro pontos na CNH.

Minha outra bronca é para aqueles que simplesmente ignoram a presença do espelho retrovisor.  Sejam motoristas ou motoqueiros, já presenciei diversos acidentes simplesmente porque eles não olham no espelho. Espelho retrovisor é equipamento de segurança, sua função prioritária é auxiliar o motorista ou motociclista a enxergar áreas que estão fora da visão periférica, o famoso “ponto cego”.

Ah e o uso do espelho não se limita somente quando o motorista está dirigindo. Na hora que ele estaciona o carro, esse equipamento é de suma importância e não estou me referindo a sua utilização na hora de fazer baliza e sim antes de abrir a porta. Ao abrir a porta do carro sem conferir o espelho, o motorista pode atingir bicicletas, motos ou até outros carros e sim, mais um prejuízo para a conta.

Pessoal, não se esqueçam: no trânsito, seja gentil e tenha sempre empatia com o próximo e retrovisor está ali para ser usado, use-o sem moderação! Eu fico por aqui, até a próxima.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço