Significados do Judaísmo

Purim – O Oculto e o Manifesto

20/03/2024
Purim – O Oculto e o Manifesto | Jornal da Orla

Nossos rabinos ensinam que Purim (um dia de celebração exuberante e embriagada) e Yom Kippur (nosso dia mais sagrado de expiação) têm muito em comum. Na verdade, o Tikunei Zohar, uma seção da literatura mística judaica, faz um trocadilho delicioso usando os nomes desses dois feriados. Yom Kippur é frequentemente referido em nossa liturgia como Yom HaKippurim (o Dia da Expiação). Nossos rabinos ajustam ligeiramente a frase para ler Yom K’Purim, que significa “Um dia como Purim”.

No Yom Kippur, nos esforçamos para aceitar o aparente caos de nossas vidas. Quando confrontados com a realidade e a complexidade da condição humana, recorremos à tefilá (oração), à teshuvá (arrependimento) e à tzedaká (atos justos de doação) como veículos para nos tornarmos inteiros. Vestimos tudo de branco (uma espécie de fantasia) e batemos no peito, jejuando e nos envolvendo em profunda reflexão pessoal que, idealmente, nos deixará em um lugar extático de restauração.

Em Purim, também nos esforçamos para enfrentar o caos e as complexidades da existência humana e, da mesma forma, celebramos em êxtase a nossa capacidade de transformar estes obstáculos em portas de entrada para um amanhã melhor.

Purim é sobre ocultação. Mais especificamente, trata-se de um movimento do encoberto para o manifesto. Há uma tensão sustentada entre o que os personagens são e o que parecem ser que faz a trama avançar. É o cuidadoso desvendar dos disfarces que contribui para a salvação.

A maioria das mensagens sérias de Purim está codificada em jogos de palavras e ironia, e o Deus aparentemente ausente do Livro de Ester não é exceção. A centralidade do conceito de hester panim ou “a face oculta de Deus” para Purim é reconhecida no fato de que Ester é o único texto na Bíblia Hebraica, exceto o Cântico dos Cânticos, que não menciona explicitamente o nome de Deus.

No caso de Purim, a importância de Hester Panim também é insinuada pelo nome da heroína da narrativa central da festa, Ester. O tratado do Talmud Babilônico afirma: “De onde a Torá traz o nome Ester? Do versículo ‘Mas eu Deus certamente esconderei meu rosto “haster astir panai“naquele dia por todo o mal que eles fizeram – pois eles se voltaram para outros deuses.” O nome Ester é interpretado como uma extensão da frase para um “Deus oculto”.

Purim tem a ver com o oculto tornar-se revelado. Ester escondeu sua identidade como judia no castelo de Achashverosh. Quando chegou a hora certa, ela não apenas revelou seu verdadeiro eu, mas também revelou a conspiração maligna de Hamã para destruir os judeus.

Até mesmo o milagre de Purim é oculto. Compare isso com o milagre de Chanucá. Lá, o óleo que dá para um dia queima durante oito dias, o que é um nes niglah, um milagre aberto que todos podem ver. Mas o milagre de Purim – através do qual toda a comunidade judaica é salva da destruição – é um milagre oculto, um nes nistar. A mão intercessora de Deus é invisível. Poderia facilmente ser atribuído ao acaso, da mesma forma que tudo o mais na história parece ser acaso.

Gradualmente começamos a compreender o papel das máscaras na história de Purim. Toda a libertação do povo judeu está mascarada. É uma história envolta num disfarce, escondida atrás de uma fantasia, escondida atrás de uma máscara.

Mesmo aquele estranho ditado no Talmud (Meguilá 7b) que ordena que fiquemos intoxicados em Purim ad delo yada, “até que não saibamos a diferença entre amaldiçoado é Hamã e abençoado é Mordecai” – até mesmo isso faz parte do tema do ocultamento. Literalmente, isso significa “um dia como Purim”. Isso é impressionante.

Além do mais, Purim e Yom Hakippurim são imagens espelhadas um do outro. No Yom Kippur somos proibidos de comer ou beber; em Purim somos convidados a comer e beber. Yom Kippur é esmagadoramente espiritual; Purim é esmagadoramente físico. Mas todos os dias somos obrigados a servir a Deus plenamente, com os nossos corpos e com as nossas almas.

A lição é clara: Deus pode ser servido não apenas na solenidade de um Yom Kippur, mas também na folia de um Purim. Deus está presente não apenas na arca aberta de Yom Kippur, quando a espiritualidade parece tão próxima, mas também na comida e bebida abertas de Purim, quando a espiritualidade parece tão remota. É um desafio muito maior lembrar de Deus em meio à folia do que lembrá-Lo em meio à solenidade. Para beber e festejar e lembrar o Autor de tudo; este é o grande desafio de Purim – talvez um desafio maior do que qualquer outro dia sagrado.

Purim é o feriado da clandestinidade. Mas a sua mensagem não precisa de ser escondida de nós.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço