Baixada Santista Política

PT aposta em Marcia Rosa na Baixada Santista

16/09/2023
Divulgação/PT

A Baixada Sanilsta esta no radar da direção nacional do PT e de um dos principais es­trategistas do partido: Alexan­dre Padilha. O presidente Lula já manifestou a necessidade da eleição de prefeitos petistas no ano que vem para aumentar o apoio politico ao governo na segunda metade do mandato.

A preocupação com a Baixada Santista é justamente nesse quesito. Esta traduzida num levantamento que Padilha, ministro da Secretaria de Relações Institucionais do governo Lula, tem na mesa: o fraquíssimo desempenho eleitoral do PT na região nas ultimas eleições. Nas 8 cidades da Baixada em que candidatos petis­tas disputaram a Prefeitura em 2020, nenhum alcançou a marca de 10% dos votos. Dos 130 vereadores da re­gião, o PT elegeu apenas 3.

O grupo de petistas que levou esses números à Padilha, entende que a pré-candidatura da professora Marcia Rosa, em Cubatão, é a única com possibilidade concreta de uma vitória petista na Baixada em 2024.

Uma porque Cubatão é a única das nove cidades em que Lula venceu Bolsonaro no segundo turno do ano passado. E outra porque Marcia Rosa tem uma densidade eleitoral que nenhum outro pré-candidato petista tem na região: eleição como prefeita de Cubatão em 2008 com 57% dos votos válidos e reeleição em 2012 com 55,4%.

Em 2016, ano terrível para o PT com o impeachment de Dilma, o candidato petista em Cubatão, Fábio Inácio, teve apenas 5,6% dos votos válidos. Em 2020, Paula Ravanelli teve desempenho ainda mais frágil: 3,96%.

Números com Padilha

O ministro Alexandre Padilha recebeu recentemente um relat6rio mostrando como foi o comportamento do PT na ultima eleição para prefeito e vereadores na região.

A legenda não conseguiu eleger nenhum prefeito e fez apenas três dos 130 vereadores da Baixada Santista: Telma de Souza e Chico Nogueira, em Santos, e Edilson Dias, no Guarujá.