Santos

Projetos ‘Santos – Literatura e Inclusão’ e ‘Papo de Mulher’ realizam atividades gratuitas

20/03/2024
Projetos ‘Santos – Literatura e Inclusão’ e ‘Papo de Mulher’ realizam atividades gratuitas | Jornal da Orla

A Biblioteca Alberto Sousa, no Centro de Santos, e o Jardim Botânico Chico Mendes, em parceria com a ‘Rede de Leitura Inclusiva da Fundação Dorina Nowill para Cegos’, oferecem uma série de oficinas para profissionais – com o intuito de incluir pessoas com deficiência visual no mundo dos livros, dentro do projeto ‘Santos – Literatura e Inclusão’. Durante a semana, a Biblioteca também abriga uma roda de conversa com a temática ‘A Mulher Empreendedora’, em homenagem ao mês ‘delas’.

Nesta quinta-feira (21), das 14h às 17h, haverá a oficina ‘Contação de Histórias para se ver com as mãos’, dirigida a educadores, artistas e mediadores de leitura, que serão provocados com técnicas de contação de histórias pensando em como o uso de recursos sensoriais podem captar a atenção do público cego. Na sequência, Carol Porto contará a história da ‘Turma do Longuinho’, que reúne personagens inclusivos e autorais, apresentando o personagem Jonas e seu cão guia Spike, com momentos de interação, músicas, brincadeiras e leitura inclusiva. A atividade oferece 40 vagas. O encontro será na Biblioteca Alberto de Sousa (Praça José Bonifácio, 58 – Centro Histórico).

Na sexta-feira (22), duas atividades serão realizadas na sala multiúso do Jardim Botânico (Rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro). Das 9h às 12h, o destaque é a ‘Leitura Inclusiva’, com 40 vagas. Nessa conversa, educadores da Rede de Leitura Inclusiva da Fundação Dorina discutem o acesso ao livro e à leitura por pessoas com deficiência visual. As discussões tentarão responder perguntas como: o que é o Sistema Braille? Como as pessoas com deficiência visual têm acesso aos livros? Que outros formatos existem para acessibilizar a leitura? Quais são os mitos que rondam a vivência de pessoas cegas e baixa visão?

Na parte da tarde, das 14h às 17h, haverá a oficina ‘Mediação de Leitura Inclusiva: mediando histórias para pessoas cegas e baixa visão’, também com 40 vagas. Durante a oficina, será discutido o papel da mediação de leitura, além das estratégias e desafios para se criar uma ação inclusiva. Também haverá um bate-papo com profissionais que trabalham com acessibilidade: a doutora Eliana Ferretti, professora da Unifesp, e João Domingos, que atua na Brinquedoteca Acessível. As inscrições para as oficinas são gratuitas e devem ser feitas pelo link https://forms.office.com/r/cRAKV2WNfW.

PAPO DE MULHER

Com o tema ‘A Mulher Empreendedora’, a terceira edição do evento ‘Papo de Mulher’ ocorre nesta quarta-feira (20), na Biblioteca Alberto Sousa (Praça José Bonifácio, 58 – Centro), das 14h30 às 17h30. O objetivo é proporcionar uma conversa sobre as conquistas femininas, em comemoração ao mês da mulher. Participarão mulheres que atuam como escritoras, comerciantes e empreendedoras em geral. Será uma troca de experiências e aprendizado, aberta ao público. Entrada gratuita.