
Após alcançar cerca de mil alunos da rede municipal de Santos em sua primeira edição, o projeto Educação Portuária se prepara para uma nova fase em 2026 — com atividades ampliadas para espaços públicos e maior envolvimento da comunidade. A confirmação veio durante a cerimônia de encerramento da 1ª edição, realizada na manhã desta quinta-feira (9/10), no auditório da Autoridade Portuária de Santos (APS), que também premiou os vencedores do concurso cultural de texto e imagem promovido entre os estudantes participantes.
O evento contou com a presença do presidente da APS, Anderson Pomini, do organizador Marco Santana, representantes da Secretaria de Educação de Santos, professores e alunos. Os autores dos melhores trabalhos em cada categoria receberam um tablet como reconhecimento.
O organizador do projeto, Marco Santana, fez um balanço positivo da iniciativa e adiantou os planos para a nova edição. “O resultado superou as expectativas. O projeto ajudou a explicar o papel da autoridade portuária, seus impactos e também abordou temas urgentes como igualdade de gênero e combate ao racismo. Diante desse resultado, já projetamos novas edições, com a ideia de envolver ainda mais a comunidade e realizar atividades em espaços públicos.”
Durante o mês de setembro, o Educação Portuária envolveu cerca de mil alunos de dez escolas municipais de Ensino Fundamental de Santos. As atividades foram conduzidas nos Núcleos de Jornada Ampliada da rede municipal pela contadora de histórias Camila Genaro, que apresentou a história do Porto de forma lúdica e interativa.
Além das apresentações, os alunos tiveram acesso a cartilhas ilustradas e à experiência em 3D, com o uso de óculos de realidade virtual para conhecer o funcionamento do Porto de Santos.



Deixe um comentário