Leitura

Professora de Praia Grande faz lançamento de livro na Bienal de São Paulo

13/07/2022
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Um sonho de criança se concretizou para a professora Luciana de Andrade Alongi. Docente na rede municipal de ensino há 12 anos, a educadora fez o lançamento do seu primeiro livro infantil “O Dragão Sabichão”, pela Editora Autografia. O momento se tornou ainda mais especial pois a tarde de autógrafos ocorreu durante a 26ª edição da Bienal Internacional do Livro, em São Paulo.

Professora na EM Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos, no bairro Sítio do Campo, a educadora praia-grandense esteve inserida em um universo macro que fez parte da maior feira do segmento no País. Luciana Alongi fez parte dos 300 autores brasileiros e 30 internacionais que participaram do evento. A Bienal do Livro de SP contou ainda com 182 expositores, que disponibilizaram cerca de 500 selos editoriais.

O lançamento do livro na Bienal ocorreu graças a oportunidade oferecida pela Editora Autografia, que ia abriu espaço para que novos escritores experimentassem essa vivência. “Foi mágico. Nunca imaginei que meu primeiro livro seria lançado justamente na Bienal de SP”, enfatizou a educadora.

O Dragão Sabichão traz a história de um dragão que tem problemas de renite alérgica e sempre que espirra cospe fogo queimando os colegas e tudo que vê pela frente. Por conta disso, os outros animais da floresta começam a caçoar dele que acaba se afastando dos demais. Ele vai embora e no caminho encontra um castelo onde com passar do tempo conhece um príncipe e ali ocorre o resto da história com base na amizade dos dois.

Além de escrever a história, as ilustrações do livro também foram produzidas por Luciana Alongi. A educadora usou como inspiração um boneco confeccionado pela irmã quando leu o croqui do livro. “Minha família foi fundamental. Primeiro meus pais que despertaram em mim o desejo de ler. Que se tornou um sonho em um dia escrever um livro. E de forma direta a minha irmã que produziu o boneco principal da história”.

Despertar

Esse sonho de criança, que ganhou forma pelo exemplo dos pais, foi reacendido durante a pandemia. No período mais crítico, onde as pessoas precisaram ficar no isolamento social, a professora procurou alternativas para preencher o tempo e continuar a aprender. Foi quando começou a fazer um curso de contação de histórias, quando se apaixonou pelo teatro de sombras.

“Eu comprei um exemplar do teatro de sombras pela internet. Quando chegou eu peguei os personagens e comecei a brincar, meio que elaborando já a história que deu início ao livro”, explicou a escritora. “Gravei um vídeo. Mostrei para uma amiga que de pronto comentou para eu transformar aquele enredo em um livro infantil. Aí eu fiquei com aquilo na cabeça”.

Luciana Alonci teve o “empurrãozinho” de outra pessoa tempos depois. Após compartilhar novamente uma lembrança publicada em determinada rede social, um amigo da escritora, o escritor Paulo Mauá, viu a postagem e ofereceu auxílio a educadora para passar técnicas de orientação e organização textual para compor um livro. “Na hora eu topei, porque estava empolgada com o curso de contação de histórias e tudo mais”.

A partir dessa história inicial que a autora de O Dragão Sabichão começou a modelar o livro. A primeira versão ainda contava com muitas páginas e número grande de personagens. Foi quando Paulo Mauá deu mais uma ajuda. “Ele leu aquele esboço e pontuou: ‘precisa ser um pouco menor, ter menos personagens, por ser um livro infantil’. Foi então que fiz as adaptações e chegamos na versão final”.