Esportes

Professor de caratê de Santos ministra palestra em Harvard

21/08/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

O professor de caratê e técnico da equipe da Fundação Pró-Esportes de Santos, Paulo Bartolo, vai ministrar palestra na Universidade de Harvard, em Boston, nos Estados Unidos, de 7 a 10 de dezembro. Na oportunidade, Bartolo vai promover o caratê universitário e projetos esportivos e sociais da modalidade.

Essa é a primeira vez que um brasileiro é convidado a participar como palestrante do evento voltado ao esporte, que acontece anualmente. Mais de 200 universidades estarão presentes, além de faculdades renomadas como a própria Harvard e M.I.T (Massachusetts Institute of Technology), Osaka e Tokyo University, do Japão, e Oxford, da Inglaterra.

Bartolo é técnico da equipe Associação Resistência/Fupes/Santos FC/Unisanta e sensei da Universidade Santa Cecília (Unisanta), onde desenvolve projeto que conta com programa de bolsas, trabalhos sociais e vem rendendo ótimos resultados para os alunos. A oportunidade vai dar visibilidade para o trabalho desenvolvido em Santos e promover o País no evento com universidades de todo o mundo.

No evento, também será lançado um dos livros do professor Paulo em versão na língua inglesa, chamado The Karate Kids Manual, para crianças que estão ingressando no esporte: “Mesmo estando em português, as crianças começaram a gostar do livro, o que nos motivou a fazer a versão inglesa do recém-lançado Manual do Karate Kids”, diz Bartolo.