
Considerada a “Black Friday” do primeiro semestre, o Dia do Consumidor será comemorado amanhã (15). Neste período, os varejistas aproveitam para lançar promoções, ofertas e oferecer condições especiais de pagamento. Tudo muito tentador, mas é sempre necessário atenção aos detalhes. A infração mais comum, constatada pelo Procon–SP e reclamada pelos consumidores, tem sido a política de trocas dos produtos. Apesar dos atrativos comerciais, o Procon de São Vicente alertou para eventuais armadilhas.
O Coordenador do órgão, Marcelo Sakamoto, ressaltou algumas dicas que podem auxiliar na hora de efetuar a compra. Existem textos e imagens sedutoras que sempre aparecem nas vitrines – de forma voluntária ou não – que o comércio utiliza como atrativo.
“É preciso estar atento às vantagens oferecidas pelas lojas, como a política de trocas. Outra dica é ficar atento ao pagamento à vista que sempre deverá estar anunciado de forma mais clara e com uma exposição melhor destacada do que o preço da parcela”, comenta.
O Código de Defesa do Consumidor também garante o direito de arrependimento para as compras realizadas em ambiente on-line. Para Sakamoto, é importante que o consumidor sempre pesquise se o site é oficial, bem avaliado e qual é a política de devolução, troca e entrega, se o site exibe o número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica da empresa e se há um telefone de contato.
Igualmente importante é guardar o comprovante de compra com o número do pedido e a indicação do prazo de entrega. Se o consumidor não receber o produto no prazo estabelecido pela empresa, no ato da compra, deve entrar em contato com o serviço de atendimento da loja.
PROCON SANTOS
Amanhã (15), o Procon de Santos, em parceria com a Universidade São Judas, vai realizar uma ação no Shopping Parque Balneário, das 10 às 16h, para esclarecer dúvidas e orientar os consumidores e lojistas sobre os direitos e deveres nas relações de consumo. Especialistas da área jurídica da entidade estarão no local para realizar atividades educativas e esclarecer dúvidas, além de promover a interação por meio de atividades educativas focadas no consumo consciente. O evento será gratuito e aberto ao público.
HISTÓRIA
Celebrado todos os anos em 15 de março, o Dia do Consumidor tem raízes nos Estados Unidos, onde foi criado em 1962 como uma estratégia para impulsionar as vendas pré-Páscoa. Com o passar dos anos, a data ganhou novo significado, focando não apenas no incremento do comércio, mas também na conscientização sobre os direitos do consumidor. No Brasil, o movimento consolidou-se dando ênfase ao Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1991), que fortalece a proteção de quem adquire produtos e serviços.
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