Baixada Santista Meio Ambiente

Primeira semana da coleta seletiva em Cubatão recolhe 8 toneladas de lixo

05/06/2023
Divulgação/Prefeitura de Cubatão

Cubatão celebra o retorno do serviço de coleta seletiva na cidade com o recolhimento de 8 toneladas de material reciclável na primeira semana. A coleta conta com dois caminhões que atuam de segunda a sábado, das 7h às 16h, em todos os bairros. Agora, o serviço oferecido pela Prefeitura está a cargo da Associação Beneficente de Catadores de Materiais Recicláveis da Baixada Santista, que também faz a triagem e destinação final.

Coleta seletiva é a separação dos resíduos que podem ser reciclados do resto do lixo. Para que seja eficaz, os materiais devem ser separados antes de entrar em contato com o lixo orgânico ou do banheiro, diminuindo a geração de resíduos no lar.

A recomendação para os moradores de Cubatão deixem o lixo limpo dentro de sacolas ou caixas em frente às suas casas no dia da coleta seletiva.

Não é necessário separar cada material em um recipiente diferente. Papel, plástico, metal e vidro podem ser acondicionados juntos, desde que estejam limpos. Vidros quebrados também podem ser descartados, desde que embalados em papel grosso ou jornal, evitando acidentes com o coletor.

Não poderá ser reciclado: sobras de alimentos, papel higiênico, guardanapos, fraldas descartáveis, absorventes, preservativos, fotografias, etiquetas e fitas adesivas, papel carbono, esponja de aço, espelho e óculos, além de roupas, sapatos, madeira, borrachas (xampu, cosméticos, etc). Estes devem ser colocados em lixo comum.

Lixo do banheiro: os frascos de xampus, tubos de creme dental, potes de cremes e rolos internos de papel higiênico podem ser separados e colocados para reciclagem, porém não devem ser colocados da lixeira do banheiro com papel higiênico ou  lenços sujos. Quando isso acontece, esses materiais que poderiam ser reciclados, tornam-se lixo comum.