Boa notícia

Primeira mulher curada do HIV a partir do transplante de células-tronco

16/02/2022
Depositphotos

Uma mulher norte-americana com leucemia se tornou a primeira mulher – e terceira pessoa – a se curar do HIV, após um transplante de células-tronco de um doador que era naturalmente resistente ao vírus causador da AIDS. A confirmação foi dada na última terça (15).

O caso foi apresentado na Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas em Denver. Também é a primeira cura a partir da transfusão de sangue umbilical, uma nova abordagem que visa tornar o tratamento disponível para um maior número de pessoas.

A mulher de meia-idade recebeu o sangue para tratar sua leucemia, desde então a mulher está livro do vírus há 14 meses, sem a necessidade de tratamentos potentes contra o HIV.

Os outros dois casos de cura envolviam homens e o transplante foi de medula óssea adulta, o que é mais comum.

“Este é, agora, o terceiro relato de cura neste cenário, e o primeiro de uma mulher vivendo com HIV”, disse Sharon Lewin, presidente eleita da Sociedade Internacional de Aids, em um comunicado.

A mulher faz parte de um estudo da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), onde 25 pessoas com HIV são acompanhadas no tratamento a partir de sangue do cordão umbilical no tratamento do câncer ou outras doenças graves. Os cientistas acreditam que esses indivíduos desenvolvem um sistema imunológico resistente ao HIV.