Santos

Primeira cafeteria do Brasil surgiu no bairro do Gonzaga

05/04/2024
Jornal da Orla

Foi em janeiro de 1973 que que foi criada em Santos, mais precisamente na Praça da Independência, no coração do Gonzaga, um dos bairros mais charmosos da cidade, a primeira cafeteria do Brasil.

A Casa do Cafezinho, como é chamada, continua firme e forte no mesmo local, e foi uma ideia do empresário Paulo Fernandes Filho, a partir do sucesso de uma casa que servia café no porto de Santos e atendia turistas que desembarcavam dos navios de passageiros.

No porto de Santos, a Casa do Café, criada em 1970, era destinada aos turistas, com atendimento de poliglotas e informações sobre a cidade. Também oferecia um espaço cultural, com exposições artísticas periódicas, serviços de correios, souvenirs, e, é claro, um café especial.

O sucesso da casa do café do porto de Santos logo despertou uma ideia no empresário Paulo Fernandes Filho, que comandava o Café Floresta, tradicional empresa santista fundada por seu pai, Paulo Fernandes, em 1940: Por que não criar uma casa especializada em café, com máquinas italianas para servir café expresso?

“Os cafés tradicionais eram servidos em padarias e, na época, as mulheres dificilmente iriam dividir o balcão com quem estava tomando cerveja ou cachaça. Havia um certo preconceito”, diz Paulo Fernandes Filho.

A proposta era criar uma casa que servisse café expresso (ou espresso como diz a marca de máquinas italianas) em que as pessoas pudessem se reunir e compartilhar momentos agradáveis.

“O café faz amigos e reúne todos eles”, costuma dizer o empresário.

Foi assim que nasceu o conceito de cafeteria no Brasil. Um espaço destinado a apreciadores de uma bebida que é uma paixão nacional e que vem ganhando adeptos todos os dias.

Paulo Fernandes Filho herdou do pai a paixão pelo café.

Está no DNA da família: a filha Daniela hoje comanda a empresa ao seu lado.

 

Gente que Faz

 

O conceito da primeira cafeteria do Brasil e a história da tradicional Casa do Cafezinho e do Café Floresta, uma empresa genuinamente santista fundada há 84 anos, são destaques do Programa Gente que Faz no OrlaPlay, o canal do Jornal da Orla no Youtube.