
O presidente da Câmara santista, Adílson Júnior, apresentou projeto para mudar o nome da Guarda Municipal para Polícia Municipal. A proposta segue a decisão do Supremo Tribunal Federal, que pacificou que as guardas municipais são órgãos de segurança pública, com direitos e deveres equivalentes a outras corporações.
Cooperação
Adilson pondera que, ainda assim, a Guarda Municipal deve respeitar limites, de forma que não se sobreponha, mas coopere com as atribuições das polícias Civil e Militar. “Um exemplo é o papel de investigação, que seguirá sendo das polícias Federal e Civil”.
Mulheres de Guarujá
A ex-prefeita de Guarujá Maria Antonieta de Brito e a primeira-dama, Haifa Madi, estão entre as mulheres que serão homenageadas pela Câmara da cidade, no Dia Internacional da Mulher. Elas receberão o prêmio “Marlene Maria dos Reis Rodrigues”.
Dona Marlene
O nome da premiação é uma reverência à Dona Marlene (1958-2006), moradora de Guarujá que foi uma militante da defesa dos direitos dos idosos e das mulheres. Ela integrou o Conselho Regional do Idoso (CRI) e foi uma das idealizadoras da Associação Brasileira da Terceira Idade (Abrasti).
Banco de alimentos
Em Bertioga, o vereador Eduardo Pereira (PSD) propôs ao Executivo Municipal a criação de um Banco de Alimentos. A iniciativa busca organizar a arrecadação, a aquisição e a distribuição de alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade social que enfrentam dificuldades em garantir a própria subsistência.
Parcerias
Segundo o projeto, o Banco vai buscar parcerias com produtores rurais e empresários para arrecadar as doações. E ainda pode adquirir alimentos por meio dos programas sociais e verbas governamentais. Na distribuição, a prioridade será para as famílias vulneráveis que não estão inscritas em programas sociais e que comprovem a necessidade do auxílio para sua subsistência.
Água mole…
É a quarta vez que o vereador bertioguense tenta emplacar o projeto, protocolado na semana passada, que será apreciado e votado em uma das próximas sessões.
Buraqueira
Notável por sua verve, o vereador santista Benedito Furtado (PSB) chamou a atenção para a quantidade de buracos nos leitos carroçáveis da cidade. “Parece o solo da lua”, reclamou. Furtado avalia que boa parte deles é culpa da Sabesp.
Uma fera
Furtado também fez críticas ao atual secretário de Infraestrutura da Prefeitura, Fabrício Cardoso, que é vereador licenciado. “Só fica gravando videozinho!”, reclamou. “Quando estava aqui era o herói, era ele quem resolvia tudo, mas lá sumiu. Não adianta fazer videozinho, tem que trabalhar!”
Moradores sem horizonte
Em pronunciamento na sessão de ontem (6), o vereador Zequinha Teixeira (PP) questionou os critérios adotados para a distribuição das unidades do conjunto habitacional Novo Horizonte, na Ponta da Praia. “Minha preocupação é com as muitas famílias moradoras da Vila Sapo que não foram contempladas. Das 170, 55 ficaram de fora”, afirma.
Deixe um comentário