
Entre as ideias em pauta trataram do desenvolvimento e integração de áreas retroportuárias, turismo de cruzeiros e infraestrutura hídrica
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, se reuniu ontem (7) com o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, para tratar de projetos para a cidade. Entre as ideias em pauta trataram do desenvolvimento e integração de áreas retroportuárias, turismo de cruzeiros e infraestrutura hídrica. “A nossa visita tem o objetivo de desenvolvermos e pensarmos um porto para os próximos 20 anos, em conjunto com as cidades. O Porto precisa se expandir, com novas áreas”, afirmou o presidente Pomini, ressaltando a demanda com o crescimento do Porto de Santos.
“Acho que a Praia Grande tem um bom volume de terrenos disponíveis. Mais de 15 milhões de m², desses quinze, possivelmente, dez podem ser usados de forma útil. A ferrovia que vai para o Porto de Santos passa por Praia Grande, a menos de 500 metros, então você pode expandir a atividade retroportuária ali pra dentro”, destacou o prefeito Mourão.
O incentivo a retroáreas na cidade de Praia Grande é pensado para aproveitar o trecho da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega que inclui a área continental de São Vicente. Esse é um dos espaços sugeridos pela prefeitura à APS.
Entre outros projetos discutidos durante o encontro, o novo terminal de cruzeiros em Praia Grande foi destaque. A prefeitura sugeriu esse novo empreendimento como uma forma de complementar o atendimento ao turismo de passageiros na Baixada Santista, em um momento em que o Concais, terminal marítimo de Santos, vem registrando números expressivos na movimentação.
Na última temporada, o movimento do Concais foi de mais de 1 milhão de passageiros, número que deve ser alcançado novamente em 2025. “A gente vai estrangular esse sistema se não encontrarmos uma nova opção que possa complementar o porto”, pontuou Mourão.
O terminal em Praia Grande seria construído em uma área abrigada e teria dois berços de atracação. O projeto foi apresentado pelo prefeito Mourão ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em dezembro do ano passado.
POLIGONAL E MACRODRENAGEM
A reunião também foi importante para tratar da inclusão de Praia Grande na Poligonal do Porto de Santos. A autoridade portuária aguarda os detalhes finais para a ampliação de 162,4% na área do Porto Organizado, que deve chegar a quase 20 milhões de m² com a expansão.
A inclusão na área do Porto seria importante para o aprofundamento do estuário da Praia Grande. A ideia da prefeitura é melhorar a macrodrenagem da região e combater enchentes, além de abrir caminho para a criação de uma hidrovia regional para transporte de passageiros e cargas. “Com a APS expandindo a área para Praia Grande, a gente consegue fazer com que o porto tenha autorização pra fazer a dragagem”, explicou Mourão.
Pomini também anunciou que as cidades que serão incluídas na Poligonal terão representantes permanentes no conselho da autoridade portuária. Mesmo fora da área do Porto, Praia Grande também terá um nome indicado pelo prefeito na APS, assim como Bertioga, Cubatão e São Vicente. “Esse representante terá uma cadeira permanente neste conselho para que traga boas soluções para o desenvolvimento da cidade com o Porto”, destacou Pomini.
Deixe um comentário