Política

Prefeito de Santos rumo ao Republicanos

23/06/2023
Prefeito de Santos rumo ao Republicanos | Jornal da Orla

As peças do tabuleiro político estão se movendo de modo a indicar como se dará a disputa eleitoral em 2024. O prefeito de Santos, Rogério Santos, está cada vez mais próximo de mudar do PSDB para o Republicanos — partido do governador Tarcísio Gomes de Freitas.

Demonstração clara neste sentido foi o estreitamento das relações do prefeito com o governador e a mudança no comando da Executiva municipal do Republicanos: Thiago Leal, que atualmente atua como secretário municipal das Prefeituras Regionais, é o novo presidente e Selley Storino, secretária municipal de Turismo e Empreendedorismo, a vice.

O articulador
As articulações foram conduzidas pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), com o presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira, e o próprio governador.

“O governador entende que Santos está em um caminho correto de desenvolvimento e pretende ajudar a dar continuidade nesse trabalho”, afirma Thiago Leal.

De olho no PSD
A mudança de partido busca fortalecer a coligação que busca a reeleição de Rogério Santos, com a formalização de alianças com mais tempo no horário eleitoral gratuito, fundo eleitoral e uma chapa com candidatos a vereador competitivos.

Também está no radar a aliança com o PSD presidido por Gilberto Kassab, que é secretário estadual de Governo. Uma prova de que as negociações estão avançadas foi a presença de Kassab na semana passada, quando participou de entrega da reforma do Panteão dos Andradas. Kassab não poupou elogios a Rogério Santos, chamando-o o tempo todo de “meu grande amigo”.

Escola Técnica Portuária
A implantação de uma escola técnica portuária em Santos, integrando o projeto Porto Valongo, foi um dos principais assuntos tratados pelo vereador Chico Nogueira em Brasília, onde se reuniu com o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França; o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Vagner Freitas; e o secretário nacional de Portos, Fabrizio Pierdomênico.

“O Chico tem a experiência da Fundação Settaport e a gente também quer a parceria do Sesi e do Senai. Vamos usar os espaços físicos que iremos renovar em todos os portos do Brasil”, disse o ministro.

Ainda em Brasília, Chico Nogueira também se reuniu com ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, para defender a criação do piso salarial nacional para os portuários e marítimos, melhores condições de trabalho e direitos trabalhistas.

Transição de gênero
O deputado estadual Tenente Coimbra (PL) foi escolhido para ser o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia que analisa o tratamento para transição de gênero em crianças e adolescentes no Hospital das Clínicas (HC).

“Vamos trabalhar ouvindo todas as partes: técnica, médica, as famílias envolvidas e pessoas em torno deste projeto. Isso, deixando de lado ideias pré-estabelecidas, que, obviamente, todos temos. Faremos um trabalho sério, técnico e em defesa de nossas crianças e de nossos adolescentes”, promete o parlamentar, notável por defender ideias conservadoras.

Desconto para acompanhantes de deficientes
A deputada federal Rosana Valle (PL) apresentou projeto que prevê desconto de, no mínimo, 80% nas passagens aéreas para acompanhantes de deficientes que não podem viajar sozinhos.

“Apesar de a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência ter sido um marco no que se refere à garantia de direitos para este público, vemos que muito ainda precisa avançar”, argumenta.

Ela lembra que, segundo o IBGE, cerca de 17,2 milhões de brasileiros (8,4% da população) têm, algum tipo de deficiência.

Tags: