Baixada Santista

Prefeito de Guarujá é alvo de operação da PF que investiga desvios de recursos da saúde e educação

29/03/2022
Prefeito de Guarujá é alvo de operação da PF que investiga desvios de recursos da saúde e educação | Jornal da Orla

com informações da Agência Brasil

Nesta terça-feira (29/3), a Polícia Federal, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) deflagram a 2ª fase da Operação Nacar, para aprofundar as investigações que apuram fraudes nas contratações das áreas da Saúde e da Educação realizadas pela Prefeitura de Guarujá. O prefeito da cidade, Valter Suman (PSDB), é um dos alvos da operação. Foram alvos da operação endereços residenciais do prefeito, além dos Paços Raphael Vitelo e Moacir Santos Filho e da Câmara de Guarujá.

“A investigação tem como objetivo o combate de possíveis crimes de corrupção, desvios de recursos públicos e outros crimes correlatos, envolvendo verbas federais”, disse a PF.

Segundo as informações, entre as medidas determinadas pela Justiça Federal figuram o bloqueio de mais de R$ 110 milhões de bens e valores de envolvidos, além do afastamento de ocupantes de cargos comissionados e eletivos de suas funções.

Os investigados podem responder pelos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, fraude em licitação, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As penas, se somadas, podem variar de 12 a 46 anos.