Notícias

Prefeito de Cubatão oferece área para pátio de caminhões

13/02/2025 Paulo Rogerio
Thiago Macedo/PMC

O prefeito de Cubatão, César Nascimento (PSD), ofereceu ao Governo Federal uma área pertencente ao município com cerca de 1 milhão de m², para que a Autoridade Portuária de Santos (APS) possa instalar um condomínio logístico, englobando um pátio de caminhões com mais de 1 mil vagas. A proposta foi apresentada diretamente ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), durante audiência em Brasília (DF), na tarde desta quarta-feira (12).

Nascimento afirmou a Alckmin que a Administração Municipal está buscando o diálogo com a APS a fim de evitar que o projeto de construção de um pátio de caminhões na Ilha do Tatu seja colocado em prática. “Estou vindo pessoalmente apresentar esta proposta como prova de que não somos contra o desenvolvimento do porto e da nossa região, mas Cubatão não pode sempre ficar com o ônus deste progresso”, disse o prefeito.

A área oferecida fica na região conhecida como Sítio dos Areais, no Polo Industrial da Cidade e às margens da Rodovia Cônego Domênico Rangoni. Presente na audiência, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) ressaltou que, diferentemente do local onde a APS pretende instalar o pátio de caminhões, que é área de preservação ambiental, “a área que o município está oferecendo já tem licenciamento, inclusive para receber empreendimentos”. Alckmin disse que irá se aprofundar no assunto e levará a questão ao ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Nascimento, e vereadores de vários partidos estiveram ontem em vários gabinetes em Brasília para evitar a instalação do pátio de caminhões na Ilha do Tatu. As autoridades públicas, a Associação Comercial e entidades de moradores são contra, temendo os impactos nos bairros residenciais próximos e em áreas de vegetação nativa. “Além disso, o nosso Plano Diretor não permite tal atividade nessa área”, afirma o prefeito.

A APS havia anunciado a construção de quatro novas estruturas logísticas na Baixada Santista, com o objetivo de organizar o fluxo de veículos que acessam o Porto de Santos. Os empreendimentos, localizados em Cubatão, Santos, São Vicente e Guarujá, terão capacidade para mais de 2.800 veículos, ocupando uma área total de 719 mil metros quadrados.

O atual projeto em Cubatão, especificamente na Ilha do Tatu, prevê a ocupação de uma área de 106.637 m², com capacidade para 500 vagas até 2028. O pátio regulador será operado pela Condilog, empresa vencedora da licitação. O contrato de concessão, com duração de 35 anos, prevê um investimento total de R$ 3 bilhões, incluindo a construção de um Parque Ecológico denominado Guará Vermelho na área de preservação.

Os políticos cubatenses estiveram com a deputada federal Rosana Valle (PL) e seriam recebidos pelo ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, mas a reunião foi remarcada para a próxima semana.

“Os caminhões são fundamentais para o setor portuário e precisam de um espaço adequado. No entanto, há uma grande e justa preocupação com os impactos que isso pode causar ao município”, afirmou Rosana Valle.