Baixada Santista Saúde

Praia Grande estrutura serviço especializado multiprofissional para atender pessoas obesas

21/02/2022
Jairo Marques

Entrou em funcionamento nesta sexta-feira (18) no Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (CEMAS), no Bairro Aviação, o Núcleo Especializado em Obesidade e Metabolismo de Praia Grande (NEOM-PG), um serviço multiprofissional que visa fortalecer o cuidado com pessoas obesas e distúrbios metabólicos.

Uma equipe composta por médico, nutricionista e psicólogo, integrada ao CEMAS, será responsável por atender ao paciente de maneira mais ampla possível, proporcionando maior qualidade de vida aos munícipes que necessitarem deste atendimento.

“O local é especializado em obesidade moderada para grave, pois são pacientes que demandam maior cuidado devido às comorbidades que a obesidade grave faz aparecer. O tratamento será clínico, baseado em modificação de estilo de vida.”, explica o médico coordenador do núcleo, David de Almeida Brito Junior. O médico ainda acrescenta que o objetivo é que o paciente aprenda a comer de maneira adequada e faça exercícios. E, apenas em caso do tratamento não tiver um resultado adequado, o paciente possivelmente seja encaminhado para uma cirurgia bariátrica.

Segundo o secretário de Saúde interino, no José Isaías Costa Lima, esse serviço está sendo reestruturado na rede de especialidades, com o envolvimento integral dos profissionais, para atender cada vez melhor os praia-grandenses. “Estaremos iniciando com os pacientes que estão aguardando no sistema, tendo sido encaminhados previamente pela Atenção Básica. Em breve o serviço deverá ser ampliado”, destaca.