Baixada Santista

Praia Grande deverá ganhar Complexo de Lazer com mais de 5 mil metros quadrados

16/05/2022
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Pista de Patinação, Dog Park, Playground, equipamentos de ginástica para melhor idade, pista de caminhada e corrida e muito verde, assim, deverá ser o novo Complexo de Lazer no Bairro Maracanã, em Praia Grande. A Prefeitura apresentou o projeto e solicitou ao DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) recursos para a construção da praça. O novo local resgata ainda parte da história da Cidade, com uma releitura das esculturas da antiga Praça Integração dos Bairros, que ficava no Aviação e era popularmente chamada de Praça das Bolas.

O projeto desenvolvido pela Prefeitura de Praia Grande e aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) foi encaminhado este mês para o Governo do Estado. A Administração Municipal aguarda a aprovação para firmar o convênio.

O espaço público será cercado com entrada pela Rua Sergio Rodrigues Reis, seguindo o estilo do Parque da Cidade, no Bairro Sítio do Campo. A calçada externa terá piso tátil. A área contará com uma pista de caminhada e corrida de 268 metros lineares com asfalto nivelado, pista de patinação de 158 metros quadrados com cimentado liso, playground com piso emborrachado, aparelhos de ginástica para a melhor idade, mesas, bebedouro, iluminação paraciclos e área administrativa com banheiros adaptados, femininos, masculinos e família com sanitário para crianças e trocador de bebês.

Paisagismo

Outro destaque do novo parque de Praia Grande é o paisagismo do local, que terá arborização diferenciada, agregando quatro novas espécies de plantas. A quaresmeira, eleita árvore símbolo da Cidade em concurso realizado em 2021, está garantida e dará um charme todo especial ao local.

História

Parte da história da Cidade também será levada ao parque com a releitura das esculturas que compunham a antiga Praça Integração dos Bairros, popularmente chamada de Praça das Bolas, que ficava no Bairro Aviação, e para aprimorar o sistema viário foi retirada. Os arcos iluminados representarão cada bairro da Cidade, de acordo com o projeto Rumo, que identifica as áreas do Município por cores.

Pista de Patinação

Referência no incentivo a diversos esportes com mais de 80 equipamentos distribuídos em diversos bairros como ginásios, piscinas coberta semiolímpica e aquecida, pistas de atletismo e skate, quadra de bocha e quadras escolares, Praia Grande vem estudando e intensificando ações de estimulo a pratica da patinação. A medida ocorreu após dezenas de famílias, muitas delas com crianças autistas, demonstrarem o anseio pelo espaço e os impactos positivos no desenvolvimento motor e social dos jovens. O primeiro local a receber uma área específica para a atividade foi a Praça Duque de Caxias, no Canto do Forte. Além disso, grupos de patinação utilizam áreas no Parque da Cidade e Espaço de Múltiplo Uso Boqueirão, além dos cerca de 100 quilômetros de ciclovias.