Educação Regional

Praia Grande abre matrículas para o ensino fundamental

04/01/2022
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Praia Grande começa o ano com inscrições abertas para turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Pais e responsáveis que pretendem concorrer a vagas remanescentes nas escolas municipais devem fazer o cadastro na unidade mais próxima de onde residem até sexta-feira (7/1). Até o final de janeiro, a pasta municipal atenderá também alunos de Educação Infantil, Educação Especial, Complementação Educacional e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para concorrer às vagas para turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, pais e responsáveis devem procurar escolas da rede municipal de ensino. Já para 6º ao 9º ano, além das unidades geridas pela Secretaria de Educação, os interessados podem se dirigir para as escolas do Estado. Os documentos necessários são: certidão de nascimento, RG dos pais ou responsável, comprovante de endereço atualizado, declaração de escolaridade/transferência ou histórico escolar.

As inscrições para escolas de Educação Infantil ocorrem nos dias 11 e 12 de janeiro e podem ser feitas para o período integral (4 meses a 5 anos), para o parcial/sala de aula (4 e 5 anos de idade) ou para o semi-integral (para crianças de 4 meses a 3 anos). Os pais precisam se dirigir à unidade mais próxima da residência e entregar os documentos: certidão de nascimento da criança, comprovantes de endereço e de trabalho da mãe (carteira profissional, holerite, declaração, ficha informativa).

Em janeiro, devido ao período de férias onde algumas famílias aproveitam para ficar com as crianças por não estarem trabalhando, a pasta municipal coloca em prática o esquema de creches polos. As escolas que estão trabalhando como polo ao longo do mês funcionam das 7 às 19 horas, as demais que não são fazem atendimento das 8h às 17h.

No mesmo período, dias 11 e 12 de janeiro, será a vez das unidades de Educação Especial e Complementação Educacional receberem novas inscrições. Para concorrer às vagas, os interessados devem apresentar os documentos: certidão de nascimento, RG dos pais ou responsável e comprovante de endereço.

As pessoas que esperam pela oportunidade de voltar a estudar, a pasta municipal recebe inscrições para preencher vagas remanescentes para Educação de Jovens e Adultos. Interessados terão de 25 a 28 de janeiro para efetuar o cadastro direto em uma das quatro escolas que atende esse público (EMs Dr. Roberto Shoji, São Francisco de Assis, José Padin Mouta e Albert Einstein).

Em 2022, o início do ano letivo e retorno das atividades na rede municipal de ensino está previsto para o dia 7 de fevereiro.