Boa notícia Covid-19 Covid-19

Pílula anticovid reduz em 89% risco de morte e funciona contra Ômicron, diz Pfizer

14/12/2021
Freepik

O medicamento Paxlovid, que está sendo desenvolvido pela farmacêutica Pfizer, pode reduzir em 89% os riscos de internação e morte por covid-19. Os resultados dos estudos foram divulgados nesta terça-feira (14/12) e indicam que a medicação tem eficácia em adultos, se os casos forem tratados dentro de três dias após o início dos sintomas. A Pfizer informou ainda que os testes indicaram que o Paxlovid funciona também contra a nova variante Ômicron.

Testes

Para os participantes do estudo que receberam o Paxlovid após cinco dias dos sintomas, a redução de risco de hospitalização e morte foi um ponto porcentual menor, ficando em 88%. Em análise intermediária, a taxa foi de 85%.

A pesquisa de fase 2/3 que avaliou a eficiência do medicamento teve a participação de 2.246 adultos, a maioria infectada pela variante Delta. Segundo a Pfizer, a maior parte dos eventos adversos foram de intensidade leve.

“Esta notícia fornece mais corroboração de que nosso candidato a antiviral oral, se autorizado ou aprovado, pode ter um impacto significativo na vida de muitos, já que os dados mostram uma diminuição substancial na carga viral”, disse o CEO da Pfizer, Albert Boula.