Baixada Santista Meio Ambiente

PG implanta Horta Comunitária em conjunto habitacional

16/06/2022
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Foi entregue, nesta quarta-feira (15), a Horta Comunitária instalada no Conjunto Habitacional Júlio Couto, Bairro Vila Sônia. O local conta com espaço estruturado com plantações de legumes e hortaliças. Árvores frutíferas também foram plantadas no entorno dos canteiros. A meta é criar um espaço de integração e lazer para a comunidade, além de incentivar a alimentação saudável entre os moradores.

Com a nova horta, os moradores podem plantar e comer a própria comida, reduzindo custos e melhorando os fatores nutricionais nas refeições diárias. No total, são oito canteiros onde estão plantados couve, beterraba, cenoura, mandioca, cebolinha, entre outros. Pé de limão, ameixa, pitanga e amora complementam o espaço.

A horta foi cercada com telas de metal e conta com portão para evitar movimentação de animais no espaço. Populares receberam treinamento de plantio e poderão espalhar seu conhecimento com os vizinhos.

A moradora do bairro, Maria Irene Rodrigues Batista, de 57 anos, é um das multiplicadoras de conhecimento que receberam orientações sobre o cultivo das hortaliças. “No curso aprendi a plantar da forma correta, cultivar, cuidar direitinho da horta. Foi um presente que ganhamos, é maravilhoso. Dá para dividir com todo mundo”.

O líder comunitário, Douglas de Oliveira, agradeceu a implantação do espaço para os moradores do conjunto habitacional e destacou que a comunidade é muito participativa. “Já plantávamos algumas coisas aqui, mas com essa estrutura é novidade. A população traz semente, cuida das plantas. Estamos muito felizes”.

De acordo com o secretário de Habitação de Praia Grande, Anderson Mendes, a ideia do projeto partiu da prefeita da Cidade, Raquel Chini, que procurava uma forma de integrar os moradores e, ao mesmo tempo, dar mais qualidade de vida para a comunidade. “A Horta é uma grande ferramenta para trabalhar a segurança Alimentar, a Educação Ambiental a mobilização social e os aspectos de vizinhanças do conjunto habitacional. Mais que útil e saudável, é uma atividade prazerosa junto com a natureza”.

A prefeita do Município, Raquel Chini, participou da entrega da horta e destacou a importância do trabalho integrado entre a Administração Municipal e a população do Bairro Vila Sônia. “Quando conversamos com as pessoas aqui do bairro conseguimos identificar o que cada um quer. Assim chegamos a este projeto. Começamos com uma horta e aos poucos vamos incluindo outros atrativos para adultos e crianças do conjunto”, disse a prefeita.

Parceria – A implantação da horta comunitária é resultado de uma parceria entre as secretarias de Serviços Urbanos e de Habitação de Praia Grande. No final do mês o Conjunto Habitacional Palmeiras, no Bairro Ribeirópolis, deve ser contemplado com a iniciativa.