Santos

PDR de Santos completa 10 anos e premia mais de 11 mil servidores

22/02/2024
Divulgação/PMS

O Programa de Participação Direta nos Resultados (PDR) de Santos celebra uma década de existência premiando o desempenho de secretarias municipais e órgãos da Administração Municipal. Na manhã desta quinta-feira (22/02), os resultados do ano de 2023 foram apresentados em cerimônia na Associação Comercial de Santos, localizada na Rua XV de Novembro, Centro. Em sua 8ª edição, o programa contemplará 11.339 servidores, representando 97,3% do total, com bonificações por metas alcançadas.

As premiações individuais variam entre 50% e 25% do salário-base, dependendo do desempenho obtido. Com uma média de R$1.000,00 por servidor, o montante total distribuído atingiu R$ 11,3 milhões, o segundo maior valor em oito edições do programa.

Os valores foram destinados aos órgãos que alcançaram notas acima de 7 no cumprimento das metas estabelecidas em contrato, beneficiando funcionários de secretarias, Procuradoria-Geral do Município e entidades da administração direta e indireta. Nove dos 32 órgãos municipais participantes obtiveram nota acima de 9, recebendo 50% do salário base como premiação. Entre eles, destacam-se a Capep-Saúde, Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes) e Secretaria de Governo.

Além disso, outras 19 entidades receberam bonificações de 25%, totalizando 76% dos 1.883 indicadores analisados com metas cumpridas entre 9 e 10. Cinco escolas municipais também foram premiadas por seu desempenho, recebendo 100% dos prêmios por obterem nota acima de 9 no cumprimento de metas.

O próximo ciclo do PDR, que avaliará a gestão municipal entre 2 de janeiro e 31 de dezembro de 2024, contará com uma maior participação popular, de entidades de prefeituras regionais e escolas municipais na definição de indicadores. O programa atua como uma prestação de contas à população, monitorando e premiando o desempenho dos órgãos públicos municipais. Desde sua implementação em 2013, tem sido uma ferramenta fundamental para a melhoria da qualidade dos serviços públicos em Santos.