Política

Paulo Alexandre defende concorrência do Tecon Santos 10 sem restrições

26/04/2025 Marco Santana
Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Presidente da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) defende que o leilão do Tecon Santos 10 não deve ter nenhum tipo de restrição. Ele espera que o processo tenha “competição real, para atrair o mercado, gerar novos investimentos, empregos e mais arrecadação para a cidade e para o País”.

Gigantes
O Tecon Santos 10 é cobiçado por gigantes dos setores de navegação, portuário e logístico, pois terá capacidade de movimentar 3 milhões de contêineres por ano (hoje, todos os terminais, somados, movimentam 5,4 milhões). Nesta verdadeira briga de cachorros grandes, grupos empresariais se movimentam nos bastidores para impedir que integrantes de segmentos concorrentes participem da licitação.

Maximizar ganhos
Paulo Alexandre argumenta que, quanto maior a participação, maior o valor da outorga no leilão. “Ou seja, mais recurso para o porto e a Baixada Santista. Precisamos de um modelo que maximize os ganhos para toda a região, e isso só será possível com uma disputa aberta e justa”.

Na Europa
O prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos) embarca para a Europa na quarta-feira (30) para uma viagem de 10 dias. Na agenda, uma reunião em Genebra com executivos da MSC, com o objetivo de convencer a empresa a aumentar sua operação no porto de Santos, diante da perspectiva de transferência do terminal de passageiros para o Valongo.

Macuco
Rogério Santos também visitará o canteiro de obra do túnel Fehmarnbelt, que terá 18 quilômetros de extensão, ligando a Alemanha à Dinamarca. Um dos temas que interessam ao prefeito é conhecer a maneira como os dois países resolveram a questão das desapropriações nas desembocaduras das duas margens do túnel. Ele quer que a experiência europeia ajude a encontrar uma solução no bairro do Macuco.

Mais dois anos
O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, teve o mandato prorrogado por mais dois anos. O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, fez a indicação e o Conselho de Administração (Consad) acatou.

Desempenho
Costa Filho justificou a decisão por conta do desempenho de Pomini no comando da estatal, que conseguiu resolver impasses históricos e também trouxe excelentes resultados financeiros para a empresa e a União.

Lucros e dividendos
O desempenho superavitário da APS permitiu, ontem, um repasse à União de R$ 208 milhões, a título de dividendos— um aumento de 35% em comparação ao ano passado. Em 2024, a empresa teve um lucro líquido recorde de R$ 844,5 milhões.

 

SÓ SEI QUE FOI ASSIM…

 

Visita internacional

Em 2011, uma comitiva liderada pela então presidente Dilma Roussef (PT) visitou a China, para estreitar laços comerciais e conhecer obras de infraestrutura. O grupo era formado por empresários e parlamentares, entre eles, o deputado federal Beto Mansur (PP).

Ao conhecer um dos portos chineses, construído em tempo recorde, Mansur quis saber do chinês que recepcionava o grupo como era o processo de licenciamento ambiental no país.

Feita a tradução, o chinês não entendeu a pergunta.

Mansur repetiu e explicou que, no Brasil e em outros países, qualquer obra de infraestrutura precisa ter um estudo de impacto ao meio ambiente.

— Quanto tempo demora? — quis saber o deputado.
O chinês respondeu que, na China, não havia necessidade de licença ambiental. E seguiu o roteiro da visita, emoldurado por pesadas nuvens de poluição.