Significados do Judaísmo

Paul Newman e sua opção pelas raízes judaicas

30/03/2022
Paul Newman e sua opção pelas raízes judaicas | Jornal da Orla

Ele deixou sua marca na comunidade judaica mundial.

Para saber o que é orgulho nacional, você teria que experimentar a febre que tomou conta de Israel em 1959, quando o diretor de cinema Otto Preminger e um elenco liderado por Paul Newman chegaram a Israel para filmar “Exodus”. Esse evento e outros sinalizaram a realização do sonho sionista e a transformação de Israel em um país como todos os outros, e permitiu que a preocupação com a situação social, política, econômica e de segurança fosse amenizada.

Estrela de Hollywood, diretor, piloto de corridas, ativista liberal e filantropo, Paul Newman deixou sua marca na comunidade judaica mundial com seu papel como um líder da Haganah Ari Ben Canaan em Exodus, o filme épico de 1960 do estabelecimento de Israel.

O diretor Otto Preminger teria escolhido Newman, surpreendentemente bonito e de olhos azuis, porque queria um ator de origem judaica que não “parecesse judeu”.

Paul Leonard Newman nasceu em 26 de janeiro de 1925, em Cleveland. Sua mãe, Teresa Fetzer, era católica romana e mais tarde se tornou uma cientista cristã. Seu pai, Arthur era judeu e dono de uma próspera loja de artigos esportivos que permitiu à família se estabelecer na rica Shaker Heights, Ohio.

Newman teve a escolha de qual das tradições de fé de seus pais ele abraçaria. “Decidi ser judeu”, disse Newman em várias entrevistas, “porque é difícil ser judeu e gosto de desafios”.

Embora Newman não pareça ter sido especialmente observante como judeu “religioso”, sua reputação ao longo da vida como um ser humano gentil, sensível, mentor e decente, são indicações claras de que ele era de fato um mensch, a palavra iídiche que passou a significar um bom ser humano atencioso e compassivo.

Entre seus amigos judeus mais próximos estava o autor judeu nascido em St. Louis, A.E. Hotchner, o famoso escritor, cujo livro, King of the Hill, foi transformado em um filme de sucesso em 1993.

O ator serviu como operador de rádio da Marinha dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial. Após sua dispensa, ele se matriculou no Kenyon College de Ohio (BA, 1949), onde atuou em várias peças.

Após a morte de seu pai em 1950, Newman dirigiu a loja de artigos esportivos da família por um ano antes de se matricular no departamento de teatro da Universidade de Yale.

Ele deixou o programa em 1952 e se mudou para Nova York, onde estudou no The Actors Studio, que ele creditou como sendo responsável por seu sucesso como ator.

Em 1953, Newman estreou na Broadway em Picnic, de William Inge. Enquanto trabalhava na produção, ele conheceu Joanne Woodward, uma atriz substituta. Os dois se casaram em 1958 e se tornaram um dos casais mais duradouros de Hollywood.

A atuação de Newman em Picnic levou a um contrato de filmagem com a Warner Brothers, e em 1954 ele fez seu primeiro longa, o amplamente criticado The Silver Chalice (O Cálice Sagrado), que o ator afirmou ter sido o pior filme feito na década de 1950.

Apesar de sua estreia no cinema pouco auspiciosa, Newman estava recebendo críticas positivas por seu trabalho em dramas de televisão ao vivo. Além disso, ele continuou a atuar no palco.

Classicamente bonito – com olhos azuis penetrantes – e possuindo um magnetismo natural, Newman logo recebeu outro papel na tela. Em 1956, ele estrelou em Somebody Up There Likes Me (Marcado Pela Sarjeta), de Robert Wise, e sua impressionante interpretação do boxeador Rocky Graziano garantiu seu futuro nos filmes.

Uma série de performances aclamadas em dramas notáveis logo se seguiram. Cat on a Hot Tin Roof (Gata em Teto de Zinco Quente) foi uma adaptação altamente elogiada da peça de Tennessee Williams – que também contava Elizabeth Taylor – onde ele interpretou um ex-jogador de futebol autodestrutivo tem conflito com seu pai. O ator ganhou sua primeira indicação ao Oscar.

Ao longo de meio século de carreira, Newman atuou em 59 filmes e recebeu 10 indicações ao Oscar. Ele ganhou o Oscar de melhor ator em 1987 por seu papel como um trapaceiro em “A Cor do Dinheiro” e dois Oscars honorários.

Para muitos espectadores judeus, o papel mais emocionante de Newman foi como líder da Haganah, Ari Ben Canaan, no filme de 1960 “Exodus”, retratando a luta pela independência de Israel.

Dois filmes extremamente populares uniram Newman ao coestrela Robert Redford e ao diretor George Roy Hill. O faroeste cômico Butch Cassidy e Sundance Kid (1969) recebeu sete indicações ao Oscar e estava entre os filmes de maior bilheteria do ano.

Em 1973, a dupla interpretou vigaristas da era da Depressão em The Sting, um trabalho amplamente visto que ganhou um Oscar de melhor filme.

Newman ocasionalmente dirigiu filmes. Ele frequentemente colocava Woodward, sua esposa, no papel principal — começando com Rachel, Rachel, um drama sutil, mas poderoso, sobre uma professora reprimida. A obra ganhou uma indicação ao Oscar de melhor filme.

Um apaixonado piloto de corridas desde o início dos anos 1970, Newman tornou-se coproprietário da Newman/Haas Racing em 1982.

Em 1982, ele criou a Newman’s Own, uma empresa que inicialmente produzia molhos para salada, com todos os lucros para caridade. O slogan Shameless Exploitation in Pursuit of the Common Good (Exploração sem vergonha em busca do bem comum) – aparece na embalagem dos produtos. A Newman’s Own se diversificou em cerca de 150 produtos, incluindo molhos para massas, pretzels e pipoca, muitos orgânicos, empregando princípios verdes e reciclagem, gerando mais de US$ 250 milhões que foram doados por Paul Newman e a Newman’s Own Foundation para milhares de instituições de caridade em todo o mundo.

Ele teria distribuído mais dinheiro – em relação à sua própria riqueza – do que qualquer outro americano no século XX.

Em setembro de 2004, Newman contribuiu com 300.000 libras esterlinas para o lançamento da Jordan River Village em Israel, um acampamento para crianças israelenses e palestinas que sofrem de doenças potencialmente fatais. Parte da associação dos acampamentos Hole in the Wall, é presidida pelo ator israelense Chaim Topol.

Um porta-voz da aldeia em Israel acrescentou: “Por mais de 20 anos, Paul Newman tem sido o coração e a alma do Hole in the Wall Camps. Sua paixão sem fim, juntamente com seu compromisso altruísta com o bem-estar de crianças que vivem com doenças médicas graves, foi inspirador para as pessoas em todos os lugares. O entusiasmo sem limites de Paul pela vida e seu vigor para ajudar os menos afortunados foram enormes e tocaram vidas em todo o mundo.”

Newman morreu na manhã de 26 de setembro de 2008, cercado por amigos e familiares. Ele tinha 83 anos.

E assim, Paul Newman, a estrela de Exodus, fez sua saída final deste mundo. Nossa tradição judaica afirma que seremos responsabilizados por nossas vidas neste mundo no Mundo Vindouro. Com base em seu trabalho, sua caridade e sua vida como megaestrela e mensch, sua memória sempre será uma bênção.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.