Santos

Parque Tecnológico sedia Fórum do Corredor Azul

19/06/2024
Divulgação/Prefeitura de Santos

O Parque Tecnológico de Santos será o anfitrião da 3ª edição do Fórum do Corredor Azul nos dias 26 e 27 de junho. O evento, que será realizado na sede do órgão localizada na Rua Henrique Porchat, 47, Vila Nova, é gratuito e focado na promoção da eficiência e sustentabilidade na economia azul, porto, inovação tecnológica e logística. Interessados podem se inscrever pelo Sympla.

Com o tema “Construção do Polo Científico e Tecnológico em Economia Azul, Porto e Logística”, o fórum busca discutir como o desenvolvimento de um polo científico e tecnológico pode transformar a economia local, atrair empresas e investidores, e gerar empregos especializados. Entre os realizadores do evento estão a Prefeitura de Santos, o Movimento ODS Santos e o Sebrae.

A economia azul se refere ao uso sustentável dos recursos oceânicos e aquáticos para promover o crescimento econômico, melhorar os meios de subsistência e preservar a saúde dos ecossistemas. Esse modelo busca maximizar o potencial dos oceanos, mares, lagos e rios, respeitando a biodiversidade e os ecossistemas, e impulsionando atividades econômicas como pesca, turismo, energia renovável marinha, biotecnologia e transporte.

Programação do Dia 26 de Junho

O fórum terá início na quarta-feira, dia 26, às 10h30, com um debate sobre “A importância do Governo no desenvolvimento dos ambientes de inovação”, apresentado por Claudia Sodero da Unisantos, Vahan Agopyan, secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, Marcos Vinholi, diretor técnico do Sebrae, e prefeitos da Poligonal do Porto.

Às 11h30, André Nunes, sócio e COO da Beta-i Brasil, apresentará a palestra “Impacto da Inovação Colaborativa na Economia Azul – Cases de Sucesso Beta-i na Europa (ASPBAN) e Brasil (BlueRio)”. Em seguida, às 12h, haverá o painel “Hub Azul, o início do Polo Científico em Economia Azul, Porto e Logística” com Eduardo Bittencourt, presidente do Parque Tecnológico de Santos, Ronaldo Christofoletti, professor da Unifesp, Ricardo Hideki Maeshiro, superintendente de Operações Portuárias da Autoridade Portuária de Santos, e Marcio Cruz, consultor de Inovação do Sebrae Santos.

No período da tarde, a programação recomeça às 14h com o tema “Como a pesquisa científica pode gerar negócios e resolver problemas do mercado e sociedade”, mediado por Tomas Alvim do Insper, e abordado por Patrícia Santiago (IEAMar/Unesp), Renato Marcio (Fatec), Aline Martinez (Unifesp) e Rafael Pedrosa (Unisanta).

Às 15h, o evento discute “Escola Azul: Formação das novas gerações para a ciência e tecnologia azul”, com a participação de secretários de Educação da Baixada Santista e Ronaldo Christofoletti da Unifesp. Às 16h15, serão apresentadas ações da Unesco sobre “Cidades e resiliência climática”. Para encerrar o dia, às 17h, Renato Dias Regazzi, escritor e representante do Sebrae Rio de Janeiro, falará sobre “Governança da Economia Azul”.

Programação do Dia 27 de Junho

Na quinta-feira, dia 27, o fórum começa às 9h com o workshop “Cocriando o futuro da costa”, liderado por Glauco Tabet da WeWin. Às 11h, haverá uma visita à Autoridade Portuária de Santos (APS), à Fundação Cenep e ao Museu do Porto. Durante a tarde, às 13h30, os participantes terão uma Palestra Embarcada pelo Canal do Porto de Santos.