Significados do Judaísmo

Os Altos e Baixos da História dos Judeus Na Holanda

29/12/2021
Os Altos e Baixos da História dos Judeus Na Holanda | Jornal da Orla

A comunidade foi dizimada pelo holocausto.

A recente presença judaica na Holanda começou, e quase terminou, em tragédia: os primeiros judeus vieram depois de serem expulsos da Espanha, e a enorme comunidade foi dizimada 350 anos depois pelo Holocausto.

Nesse ínterim, os judeus holandeses contribuíram para uma das eras mais prósperas e iluminadas da história da Holanda.

É provável que os primeiros judeus tenham chegado aos “Países Baixos” (atualmente Bélgica e Holanda), durante a conquista romana no início da era comum. Pouco se sabe sobre esses primeiros colonizadores. Entretanto, provas documentais confiáveis datam apenas de 1100.

No século 13, existem fontes que indicam que judeus viviam em Brabant e Limburg, principalmente em cidades como Bruxelas, Leuven, Tienen e a judiaria de Maastricht de 1295 é outra prova antiga de sua existência. Fontes do século 14 também mencionam residentes judeus nas cidades de Antuérpia e Mechelen e na região norte de Geldern.

Entretanto, de 1347 e 1351, a Europa foi atingida pela peste ou Peste Negra. Isso resultou em um novo tema na retórica antissemita medieval em todos os reinados.

Os judeus foram responsabilizados pela epidemia e pela forma como ela se espalhou rapidamente, pois presumivelmente foram eles que envenenaram a água das nascentes usadas pelos cristãos.

Esta acusação foi adicionada a outros libelos de sangue tradicionais contra os judeus. Eles foram acusados de perfurar a hóstia usada para a comunhão e matar crianças cristãs para usar como oferta de sangue durante a Páscoa.

Pode ser encontrada documentação de casos em que judeus foram abusados e insultados, por exemplo, nas cidades de Zutphen, Deventer e Utrecht, por supostamente profanar a Hóstia.

Entretanto, a história dos judeus na Holanda foi diferente de sua experiência em qualquer outro país.

A vida judaica mais prolongada em Amsterdã começou com a chegada de bolsões de judeus marranos e sefarditas no final do século 16 e início do século 17.

Muitos sefarditas (judeus da Península Ibérica) foram expulsos da Espanha em 1492 após o Decreto de Alambra, promulgado pelos reis católicos, o Rei Fernando II de Aragão e a Rainha Isabel de Castela.

Os que tinham se mudaram para Portugal também foram obrigados a partir em 1497, quando foram obrigados a escolher entre a conversão ao catolicismo ou a pena de morte por heresia.

Enquanto isso, a separação da República das Sete Províncias Unidas do Reino da Espanha (1581), teoricamente abriu as portas para a prática pública do judaísmo.

As províncias holandesas recém-independentes forneceram uma oportunidade ideal para esses criptojudeus se restabelecerem e praticarem sua religião abertamente.

Em 1593, os judeus marranos chegaram em massa a Amsterdã após terem sido recusados a admissão em Middelburg e Haarlem.

Coletivamente, eles trouxeram crescimento econômico e influência para a cidade ao estabelecerem um centro de comércio internacional em Amsterdã durante o século 17, a chamada Idade de Ouro Holandesa.

Esses judeus conversos eram mercadores importantes e pessoas de grande habilidade. Sua experiência, pode-se afirmar, contribuiu materialmente para a prosperidade da Holanda. Eles se tornaram defensores vigorosos da contendora Dinastia de Orange e, em troca, foram protegidos pelo Stadholder (o magistrado-chefe das Províncias Unidas da Holanda).

Nessa época, o comércio na Holanda estava aumentando; chegara um período de desenvolvimento, especialmente para Amsterdã, para onde os judeus carregavam seus bens e de onde mantinham suas relações com terras estrangeiras.

De forma inédita para a Holanda, eles também mantinham conexões com o Levante, Marrocos e as Antilhas do Caribe.

A Igreja Protestante, religião oficial do estado, ficou furiosa porque os judeus não estavam sendo reprimidos, mas as autoridades seculares não estavam ansiosas para punir os judeus, que haviam se tornado importantes comerciantes e mercadores.

Para esclarecer a controvérsia religiosa, novos estatutos relativos à tolerância religiosa foram emitidos em 1619. Essas novas leis deixaram as decisões relativas aos judeus completamente nas mãos dos governantes das cidades individuais. A própria Amsterdã declarou que os judeus eram bem-vindos, mas não como cidadãos; eles podiam praticar livremente sua religião, mas eram um tanto limitados em seus direitos comerciais e políticos.

Também, os judeus, particularmente os sefarditas, desempenhavam um grande papel na expansão econômica que elevou a Holanda a um centro mundial em 1600.

Os judeus portugueses, com o seu conhecimento de línguas e ligações à rede de comércio internacional de judeus e marranos, tornaram-se importantes nas indústrias de navegação e comércio. Vários judeus foram acionistas importantes da Companhia das Índias, que dominou o comércio internacional durante os séculos XVII e XVIII.

Os judeus ainda se tornaram proeminentes em outros negócios, tendo sucesso nas indústrias de tabaco, refino de açúcar e impressão. Acima de tudo, a indústria de diamantes logo se tornou uma ocupação quase exclusivamente judaica devido ao seu sucesso nela.

Os primeiros Ashkenazim que chegaram a Amsterdã eram refugiados da Polônia e da Guerra dos Trinta Anos. Seu número logo aumentou, ultrapassando os judeus sefarditas no final do século 17. Porém, muitos dos novos imigrantes Ashkenazim eram pobres, ao contrário de seus correligionários sefarditas, relativamente ricos

Em meados do século XVIII, a Holanda estava em sério declínio e a prosperidade de que a Holanda desfrutara foi substituída pela instabilidade econômica. As coisas pioraram ainda mais durante a guerra anglo-holandesa de 1780-1784. O comércio diminuiu para quase zero e uma crise econômica de pleno direito afetou judeus e não judeus.

No século XX, de 1939 a 1940, 34.000 refugiados entraram na Holanda enquanto os judeus fugiam da Alemanha nazista.

Em 1940, na época da invasão alemã, 140.000 judeus viviam na Holanda. Os judeus representavam 1,6 por cento da população total. Este número incluía refugiados da Alemanha, Áustria e do Protetorado da Boêmia e Morávia.

Os nazistas deportaram 12.296 judeus em 2 de outubro de 1942. Em maio de 1943, a taxa de deportações foi acelerada. Durante dois anos, 107.000 judeus foram deportados, principalmente para Auschwitz e Sobibor.

Apenas 5.200 judeus holandeses sobreviveram.

Contudo, a Holanda teve declarados 5.778 Justos entre as Nações, o segundo maior número de salvadores de judeus.

Até os dias de hoje, o número de judeus em Amsterdã se manteve estável entre 25.000 e 30.000. Embora os números totais tenham permanecido constantes, os níveis de observância aumentaram.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.